Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] Desafio promtp dos juros

quero investir R$ 6.500,00 em uma aplicação de renda fixa taxa de juros simples de 1% ao mês, por um período de 12 meses. Me de uma previsão do Valor final, incluindo o valor dos juros, para decidir se o retorno é satisfatório me de a fórmula de juros simples e explique cada parte separadamente, e me de um bloco com o cálculo com os valores que passei, no final aponte o valor total de juros acumulados, e o valor final obtido, de forma clara e fácil de entender já que não sou economista. Fórmula: Explicação: Variáveis: Aplicação nos valores: Valor total de juros acumulado nos 12 meses: Valor total em dinheiro acumulado nos 12 meses Valor total final:

Resultado ficou munito inteligente e didático no gpt5

Claro! Vamos calcular isso de forma simples e prática.

A fórmula de juros simples é:

J=C⋅i⋅t

Fórmula
J = juros acumulados
C = capital inicial (valor investido)
i = taxa de juros
t = tempo da aplicação
Explicação da fórmula
Capital (C)

É o dinheiro inicial investido.

No seu caso:

C = R$ 6.500,00
Taxa de juros (i)

É o percentual de rendimento por período.

No seu caso:

i = 1% ao mês
Em cálculo matemático:
1% = 0,01
Tempo (t)

É o período que o dinheiro ficará aplicado.

No seu caso:

t = 12 meses
Aplicação nos valores

Substituindo os valores na fórmula:

J=6500⋅0,01⋅12

Passo a passo
1% de R$ 6.500,00:
R$ 6.500 × 0,01 = R$ 65,00 por mês
Juros acumulados em 12 meses:
R$ 65,00 × 12 = R$ 780,00
Valor total de juros acumulado nos 12 meses
R$ 780,00
Valor total em dinheiro acumulado nos 12 meses

Para descobrir o valor final:

M=C+J

Onde:

M = montante final
C = capital inicial
J = juros acumulados

Substituindo:

R$ 6.500,00 + R$ 780,00
Valor total final
✅ Capital investido:
R$ 6.500,00
✅ Juros acumulados:
R$ 780,00
✅ Valor final após 12 meses:
R$ 7.280,00
Interpretação simples

Nesse investimento de juros simples:

Você ganha sempre o mesmo valor mensal:
R$ 65,00 por mês
O rendimento não cresce sobre os juros anteriores.
Em 1 ano, o ganho total seria:
R$ 780,00
O valor total acumulado ao final:
R$ 7.280,00

2 respostas
solução!

Olá, Marcelo. Como vai?

Excelente exemplo de como um bom prompt pode transformar uma resposta técnica em algo extremamente didático! O resultado que você obteve demonstra que a estrutura do seu pedido foi muito bem feita, pois guiou a IA para explicar os conceitos antes de entregar os números, o que é fundamental para quem não é da área de economia.

No contexto de Engenharia de Prompts, o seu sucesso se deve ao fato de você ter solicitado explicitamente a fórmula e a explicação das variáveis. Isso força o modelo a seguir um caminho lógico de raciocínio passo a passo (técnica conhecida como Chain-of-Thought), o que reduz as chances de erros matemáticos.

Para agregar ainda mais valor à sua análise sobre esse investimento, vale destacar uma diferença conceitual importante que a IA citou na interpretação simples:

Juros Simples vs. Juros Compostos

Como você viu, no Juros Simples, o rendimento é calculado sempre sobre o valor inicial (R$ 6.500,00). Na vida real, a grande maioria das aplicações financeiras utiliza Juros Compostos (os famosos juros sobre juros).

Se esse mesmo investimento fosse em Juros Compostos, a fórmula seria:

M = C * (1 + i)^t

Por que isso importa?

• No Juros Simples, você ganha fixo R$ 65,00 todo mês.
  • No Juros Compostos, no segundo mês você ganharia 1% sobre R$ 6.565,00, e assim por diante. Em 12 meses, o seu valor final seria de R$ 7.324,36.

O que podemos aprender com esse Prompt?

O seu prompt foi eficiente porque:

• Definiu um papel: "já que não sou economista" (ajustou o tom de voz para simplicidade).
  • Estruturou a saída: Você listou exatamente quais seções queria (Fórmula, Explicação, Variáveis, etc.).
  • Contextualizou os dados: Forneceu valores claros para o Capital, Taxa e Tempo.

Essa habilidade de "quebrar" o problema em partes é o que permite que você use a IA para resolver questões de lógica cada vez mais complexas em qualquer área do conhecimento.

Espero que possa ter lhe ajudado!

Exatamente, inclusive eu fiz logo em seguida um segundo prompt sobre juros compostos na mesma metodologia e o resultado foi muito bom, e um terceiro promtp depois disso pra me dar as respostas diretas e simples. ficou realmente muito interessante. Obrigado pelo feedback.