1
resposta

Desafio: organizando o suporte ao cliente

Olá, gente! Estou deixando aqui minha contrubuição.

Proposta de solução para o desafio:

Decomposição: Dividiria o problema em etapas - recepção, categorização (acesso, pagamento, funcionalidades), triagem por urgência, resposta e acompanhamento.

Reconhecimento de padrões: Analisando o histórico, identificaria as perguntas que mais se repetem em cada categoria, como "esqueci minha senha" em acesso ou "onde está meu boleto" em pagamento.

Abstração: Criaria templates de resposta com campos variáveis, uma base de FAQ automática e um sistema de tags para classificar por urgência e complexidade.

Algoritmo: Fluxo de decisão: Receber → Analisar palavras-chave → Categorizar automaticamente → Verificar se há resposta padrão → Se sim, enviar; se não, encaminhar para atendente apropriado → Registrar para análise futura.

Isso permitiria que casos simples sejam resolvidos automaticamente e o time foque em problemas complexos.

Para complementar, criei um organograma do que seria isso e vou disponibilizar como visualizável o link do notion, a minha ideia é criar um material UX no figma depois

https://www.notion.so/09-Desafio-organizando-o-suporte-ao-cliente-35b4eaec406b8030a273e0082a2b379e?source=copy_link

1 resposta

Olá, Lune. Como vai?

Sua aplicação dos pilares do pensamento computacional para organizar o suporte ao cliente está excelente e demonstra uma visão muito clara de como otimizar processos. A forma como você conectou os conceitos teóricos a um cenário prático facilita muito o entendimento de quem está começando a estudar esses fundamentos.

Para complementar sua contribuição, deixo alguns pontos que podem enriquecer ainda mais sua estrutura de raciocínio:

• Escalabilidade: Ao utilizar a Abstração para criar templates e FAQs, você não apenas agiliza o processo, mas reduz a carga cognitiva dos atendentes, permitindo que eles foquem em problemas que realmente exigem criatividade e empatia humana.
  • Feedback Loop: No pilar de Algoritmo, após o passo de Registrar para análise futura, você pode incluir um ciclo de melhoria contínua. Se um novo padrão de dúvida surgir com frequência, ele deve ser transformado em uma nova resposta padrão ou FAQ, alimentando novamente o reconhecimento de padrões.
  • Visão de UX: Como você mencionou o interesse em levar isso para o Figma, pense em como a interface pode facilitar a Decomposição do problema para o usuário. Por exemplo, menus de seleção prévia (como os que vemos em chatbots) já realizam a triagem antes mesmo de o atendente humano ser acionado.

O material que você organizou no Notion serve como uma excelente documentação de processo, o que é uma prática fundamental no desenvolvimento de qualquer software ou fluxo de trabalho profissional.

Espero que possa ter lhe ajudado!