1
resposta

Desafio 2 - Comunicação via Plataformas

Plataforma escolhida: Microsoft Teams

Utilizo o Teams diariamente para comunicação com minha equipe e outros departamentos do meu trabalho. É um canal essencial para alinhamentos rápidos, reuniões e troca de informações.

Análise da minha comunicação no Teams

• Clareza e objetividade: Percebi que minhas mensagens costumam ser muito objetivas, o que ajuda na agilidade, mas às vezes pode parecer pouco acolhedor.
  • Respeito: Sempre mantenho um tom respeitoso, mesmo quando preciso ser direta em solicitações ou feedbacks.
  • Empatia: Este é um ponto que posso melhorar. Por focar na agilidade, nem sempre incluo expressões que demonstrem sentimento ou empatia. Por exemplo, posso começar a reconhecer esforços antes de ir direto ao assunto.

Conclusão: A minha objetividade precisa ser equilibrada com empatia para fortalecer meus relacionamentos e gerar mais engajamento.
Pequenos ajustes, como usar frases que reconheçam o trabalho da equipe ou perguntar se há dúvidas, podem tornar a minha comunicação mais humana, uma vez que no ambiente online, onde não temos linguagem corporal, a escolha das palavras faz muita diferença para transmitir a mensagem.

1 resposta

Olá, Michelle, tudo bem?

Excelente reflexão!

Você tocou em um ponto chave da liderança no mundo remoto: a falta de linguagem não verbal. Como não vemos o rosto ou ouvimos o tom de voz no chat, a objetividade excessiva pode, às vezes, ser interpretada como frieza.

Sua conclusão foi perfeita. Adicionar uma camada de empatia (um simples "bom dia", um "obrigada pelo esforço" ou validar o sentimento do outro antes de pedir algo) não tira a agilidade do processo, mas constrói uma "poupança de confiança" com a equipe.

Parabéns pelo autoconhecimento e pela clareza na análise!

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade