1
resposta

[Projeto] Exercício Prático de Assertividade

Exemplo de transformação

• Frase não assertiva: "Eu acho que talvez possamos marcar uma reunião amanhã, se não for um problema..."
  • Frase assertiva: "Gostaria de marcar a reunião amanhã às 10h."
    Outro exemplo
  • Frase não assertiva: "Desculpa incomodar, mas será que você poderia me ajudar com esse relatório?"
  • Frase assertiva: "Preciso de sua ajuda para finalizar este relatório."
    A diferença está em clareza, objetividade e confiança. A assertividade elimina rodeios e transmite a mensagem de forma direta, sem agressividade.
1 resposta

Oi, Marcus! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei da forma como você mostrou a transformação de frases com rodeios para pedidos diretos: dá para ver bem a clareza e a objetividade que a assertividade traz, mantendo o respeito na comunicação. Continue praticando esse olhar para ajustar a intenção da mensagem sem perder a gentileza.

Dica: antes de falar ou escrever, defina o que você quer (o pedido) e complete com dois pontos: quando e qual o próximo passo. Ex.: “Preciso da sua ajuda com o relatório hoje até 16h; você consegue revisar a parte X e me retornar?” Assim, você mantém firmeza e facilita a resposta da outra pessoa.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!