Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Criar o wsdl e expor o serviço em um único projeto

Boa Tarde,

A primeiro momento criamos um projeto java comum afim de gerar um wsdl para expor o serviço e logo em seguida criamos um projeto web para publicar através do servidor de aplicação.

A impressão que tive é que em um ambiente real não seria necessário a criação do primeiro projeto e poderíamos fazer a criação das classes para geração do wsdl já no projeto web, mantendo assim tudo em um único projeto.

Nesse caso acabamos ficando com dois wsdl, um disponibilizado pela equipe de "arquitetura" e outro ao consumidor final implementado pela equipe de desenvolvimento.

Como funciona em um ambiente real de desenvolvimento?

2 respostas
solução!

Oi Márcio,

imagine que a sua tarefa é definir o contrato do serviço. Ou seja, vc foca no WSDL usando JAX-WS. Vale a pena usar o tempo todo o servidor de aplicação que levanta muitas bibliotecas além do JAX-WS? Não há um ganho com isso ....

Nesse caso é muito útil de ter a possibilidade de levantar o serviço sem servidor, isso não só serve para fins didáticos.

Por exemplo na documentação do CXF é explicado como levantar o serviço sem servidor:

http://cxf.apache.org/docs/a-simple-jax-ws-service.html

No entanto, quando vc roda o serviço em produção vc vai precisar de "mais coisas" da infraestrutura como JTA, JPA, Datasource, JAAS etc. Ai não tem como fugir de um servidor mais robusto.

Importante é que no exemplo da aula vai ter apenas UM serviço publicado (ou seja um contrato publicado). Não há duplicação do WSDL, ok?

abs

Entendi, valeu Nico.