Estou querendo desenvolver um programa .exe que seja capaz de se atualizar conforme o codigo for evoluindo. Porem nao sei como fazer isso, alguem podeira me ajudar?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou querendo desenvolver um programa .exe que seja capaz de se atualizar conforme o codigo for evoluindo. Porem nao sei como fazer isso, alguem podeira me ajudar?
E aí, Matheus! Tranquilo?
Então, criar um executável Python que se atualiza é uma ideia bacana.
Primeiro, você pode usar uma biblioteca chamada "PyInstaller" pra transformar seu código Python em um executável (.exe). Basta rodar um comando e voilà, você tem seu programa em formato de aplicativo.
A parte da atualização é um pouco mais complexa, mas nada impossível. Uma estratégia é criar um mecanismo dentro do seu programa que, quando iniciado, verifica se há uma nova versão disponível na internet. Pode ser comparando uma versão online com a que o usuário tem instalada.
Se achar uma versão nova, o programa baixa automaticamente e substitui a versão antiga. Aqui, a dica é usar algo como "requests" ou "urllib" para baixar os arquivos necessários.
Pra dar um passo adiante, você pode criar um servidor pra hospedar essas atualizações. GitHub é uma opção popular pra isso. Se você tá começando, dá uma olhada no "GitHub Releases", é bem útil.
Lembrando que isso pode envolver um pouco de segurança. Fazer as atualizações corretas, garantir que nada seja alterado por terceiros, essas paradas.
Boa sorte no seu projeto!