1
resposta

Criar executável Python capaz de se atualizar

Estou querendo desenvolver um programa .exe que seja capaz de se atualizar conforme o codigo for evoluindo. Porem nao sei como fazer isso, alguem podeira me ajudar?

1 resposta

E aí, Matheus! Tranquilo?

Então, criar um executável Python que se atualiza é uma ideia bacana.

Primeiro, você pode usar uma biblioteca chamada "PyInstaller" pra transformar seu código Python em um executável (.exe). Basta rodar um comando e voilà, você tem seu programa em formato de aplicativo.

A parte da atualização é um pouco mais complexa, mas nada impossível. Uma estratégia é criar um mecanismo dentro do seu programa que, quando iniciado, verifica se há uma nova versão disponível na internet. Pode ser comparando uma versão online com a que o usuário tem instalada.

Se achar uma versão nova, o programa baixa automaticamente e substitui a versão antiga. Aqui, a dica é usar algo como "requests" ou "urllib" para baixar os arquivos necessários.

Pra dar um passo adiante, você pode criar um servidor pra hospedar essas atualizações. GitHub é uma opção popular pra isso. Se você tá começando, dá uma olhada no "GitHub Releases", é bem útil.

Lembrando que isso pode envolver um pouco de segurança. Fazer as atualizações corretas, garantir que nada seja alterado por terceiros, essas paradas.

Boa sorte no seu projeto!