7
respostas

Conexão PC-Router

Eu não entendi muito bem o motivo do cabo ser o cruzado para a conexão entre o PC e o router.

"Qual conexão que vamos utilizar para conectar o PC no roteador?

Temos duas questões para refletir nesse processo de seleção. A primeira, eles são equipamentos iguais?

Se são equipamentos iguais, possuem a mesma placa de rede. Já aprendemos que teríamos que usar, via de regra, um cabo de conexão cruzada. Mas, não são iguais.

Ainda assim tem uma segunda reflexão que temos que fazer. Será que essa conexão permite que aproveitemos o máximo que esse dispositivo tem para nos oferecer em termos de conexão?

No caso do roteador, ele permite conectar diferentes redes. Enquanto, um PC permite se conectar a múltiplos dispositivos. Neste caso, teremos que usar a conexão de cabo cruzado."

Se o PC e o router são dispositivos diferentes, esses não deveriam ser usados com um cabo de conexão direta?

7 respostas

Boa tarde. Para mim ficou dificil de entender o que quiz dizer....kkkk

Att., fernando

Boa tarde, Fernando.

O trecho entre aspas é a transcrição de uma das aulas, a qual eu não entendi muito bem. Nela, o professor chega a conclusão de que temos que usar um cabo com conexão cruzada, e é o que ele faz no simulador. Porém, eu não entendi o motivo, pois no meu entendimento, como um PC e um roteador são dispositivos diferentes, eu deveria usar um cabo de conexão direta, entendeu?

Boa noite. Nao sei se vai te ajudar.

O que é um cabo de rede crossover (cruzado)? Isso é feito para que os polos dos pares sejam invertidos em um conector em relação ao outro. Cabos crossover podem ser usados para conectar um computador diretamente a outro via Ethernet, bem como interligar equipamentos de rede do mesmo tipo, como switches.

Ayy., Fernando

Bom dia, Fernando.

Você explicou o que é, e para que serve, um cabo cruzado. Acredito que isso já estava claro desde o início.

O que ele (e eu também) de fato quer entender é o motivo pelo qual devemos utilizar um cabo crossover entre um PC e um roteador, sendo que roteadores e pcs são dispositivos diferentes.

A divagação do instrutor, durante a aula, não foi clara:

"Será que essa conexão permite que aproveitemos o máximo que esse dispositivo tem para nos oferecer em termos de conexão? No caso do roteador, ele permite conectar diferentes redes. Enquanto, um PC permite se conectar a múltiplos dispositivos. Neste caso, teremos que usar a conexão de cabo cruzado."

Vamos aguardar a resposta de algum instrutor aqui da Alura.

Também não achei a explicação, cara, e tive que comprar cursos para estudar por fora da plataforma. Seria ótimo se as coisas fossem melhor explicadas, sinto que pegaram um pouco leve de mais com o conteúdo do curso até agora por medo de assustar os iniciantes, mas entender isso a fundo seria muito bom para nós. Eu estou estudando para uma vaga em redes e não gostaria de ter que procurar material mais aprofundado em outro lugar, mas fazer o que né. As aulas são boas mas precisam explicar mais as coisas em profundidade para não deixar duvidas. Pode ser um conteúdo mais simples e ficar complexo gradativamente, desde que não abram margem para a dúvida.

Anthony, pelo que eu entendi, estudando por fora:

Roteadores são diferentes de computadores em teoria. Mas, na prática, não são. Motivos:

  • Cada porta física de um roteador tem um endereço IP associado (Igual às placas de rede de um computador comum). Normalmente esse endereço de IP é o default gateway da rede, que é usada para dispositivos da rede local poderem acessar outros hosts de outras redes, caso esse roteador tenha acesso a ela também.
  • Você pode muito bem criar uma rede no packet tracer contendo apenas dois roteadores, um ligado ao outro. Entrando no CLI de um roteador, você consegue pingar o outro roteador. (Igual computadores conseguem fazer)

Acredito que sejam por esses motivos que roteadores sejam iguais a computadores, no quesito conectividade de rede, e portanto, necessitam do cabo cruzado.

Obs: Dispositivos mais modernos não necessitam de cabo cruzado. Se o cabo não for cruzado, eles conseguem inverter o cabeamento via software.

Quanto ao conteúdo dos cursos: Na maioria dos casos, os cursos aqui são apenas para te dar um pontapé inicial no conteúdo, só para te dar um gostinho do que vem pela frente. Mas, concordo que essa é uma explicação crucial que poderia ter sido mais detalhada. Não sei se nos próximos cursos da formação isso é esclarecido.

Bom dia, pessoal! Tudo bem?

Por essas dúvidas, destaco a importância de acompanhar os artigos e não somente as aulas. No artigo disponibilizado na aula, fala sobre a conexão de cabo cruzado entre computador e roteadores. "Que em alguns casos, deve ser utilizado o cabo cruzado entre computador e roteador" Por que? Porquê o cabo direto serve para transmissão e recebimento, logo se a entrada desses dois dispositivos forem iguais, como um irá receber se sua porta de recebimento está para envio? Por isso utiliza-se um cabo crossover, com portas de T568 A (envio) e T568B (recebimento).

É super interessante entender sobre essas regras de cabeamento da TIA, mas como comentado nas aulas, também temos a opção do MDIX (que realiza correção das polaridades por software), e ajuda bastante para não levarmos o lance de "qual cabo usar" tão ao pé da letra.

Ainda estou aprendendo, mas espero ter sido clara e ajudado com a dúvida.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software