Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Comunicação Assertiva

Negar um convite dizendo que vai em uma próxima em muito casos é mentir e a pessoa pode acabar cobrando em na próxima oportunidade e você não querer ir também.

Eu diria (não sei se é forma mais assertiva) assim: "Obrigado pelo convite, hoje não tenho vontade de fazer isso, e se eu for apenas por obrigação, não será uma experiencia muito prazerosa, mas fico aberta para receber outros convites no futuro"

5 respostas

Oi Ana Carolina,

Eu evitaria usar o "hoje não tenho vontade de fazer isso, e se eu for apenas por obrigação, não será uma experiencia muito prazerosa" e diria "Agradeço o convite. Hoje não será possível, mas fico ....".

Tentaria dosar a sinceridade. Depois que aprendi que a não dar tanta justificativa, tendo a ser mais direta, mas esse é apenas meu ponto de vista. :)

Que tal: "Obrigado pelo convite, infelizmente devo reclinar, talvez possamos marcar algo em outro momento ou situação."

solução!

Isso Ana, é por ai. =)

Oi, Pricila, eu moro em Foz do Iguaçu, que faz fronteira com Argentina e Paraguay perguntei a alguns colegas desses países como eles responderiam e as respostas deles foram muito próximas a minha primeira tentativa, eles comentaram que geralmente quando querem negar uma proposta somente dizem não.

E fizeram uma critica a essa forma de comunicação de onde se usa comum mente a frase "Hoje não", "A gente se vê", "Deixa para próxima" que são expressões com desculpas esfarrapadas de promessas vazias, muitas vezes falsas e totalmente desnecessárias e que na cultura deles isso é considerado falsidade.

E levantaram um ponto muito importante, "Todo mundo têm direito de negar algo ou alguma situação", e se a outra pessoa ficar magoada, quando recebe um não, essa pessoa que tem que trabalhar seu lado emocional e compassivo.

Então cheguei a seguinte conclusão, os exemplos de assertividade do curso são apenas assertivos em determinado contexto com determinado grupo de pessoas, ou seja, essa história de "dosar a sinceridade" para ser assertivo, é o mesmo que aconselhar alguém a ser falso para evitar problemas.

Eu pessoalmente prefiro a abordagem sincera, exemplificada abaixo.

"Gostaria de ir ao shopping comigo hoje?", abaixo respostas possíveis:

  • Não
  • Não quero sair hoje (Se a pessoa em questão quer ficar em casa)
  • Não, quero sair com outra pessoa hoje (Se a pessoa em questão deseja dedicar exclusivamente seu tempo a outra pessoa)
  • Não quero ir ao shopping, quero ir ao teatro (Se a pessoa quer ir ao teatro)
insira seu código aqui

Ana, é que este é modelo mental generalizado no Brasil em muitos casos, de criar toda uma explicação antes de dizer NÃO, mas nas novas gerações isso vem mudando para resposta mais simples e direta {Sim ou Não} , que como viste tem outras culturas que já fazem isto a mais tempo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software