Oi, Pricila, eu moro em Foz do Iguaçu, que faz fronteira com Argentina e Paraguay perguntei a alguns colegas desses países como eles responderiam e as respostas deles foram muito próximas a minha primeira tentativa, eles comentaram que geralmente quando querem negar uma proposta somente dizem não.
E fizeram uma critica a essa forma de comunicação de onde se usa comum mente a frase "Hoje não", "A gente se vê", "Deixa para próxima" que são expressões com desculpas esfarrapadas de promessas vazias, muitas vezes falsas e totalmente desnecessárias e que na cultura deles isso é considerado falsidade.
E levantaram um ponto muito importante, "Todo mundo têm direito de negar algo ou alguma situação", e se a outra pessoa ficar magoada, quando recebe um não, essa pessoa que tem que trabalhar seu lado emocional e compassivo.
Então cheguei a seguinte conclusão, os exemplos de assertividade do curso são apenas assertivos em determinado contexto com determinado grupo de pessoas, ou seja, essa história de "dosar a sinceridade" para ser assertivo, é o mesmo que aconselhar alguém a ser falso para evitar problemas.
Eu pessoalmente prefiro a abordagem sincera, exemplificada abaixo.
"Gostaria de ir ao shopping comigo hoje?", abaixo respostas possíveis:
- Não
- Não quero sair hoje (Se a pessoa em questão quer ficar em casa)
- Não, quero sair com outra pessoa hoje (Se a pessoa em questão deseja dedicar exclusivamente seu tempo a outra pessoa)
- Não quero ir ao shopping, quero ir ao teatro (Se a pessoa quer ir ao teatro)