1
resposta

Comunicação alienante - Merecimento

Há também o conceito de “merecimento”. Um ato ou pessoa boa merece ser recompensada e um ato ou pessoa ruim merece ser punido. Tal forma de pensar sugere que punição faz entender e repensar. No entanto, ela só comunica violência que, mesmo restringindo o ato, não deixa claro qual a mudança e seus benefícios.

Esse trecho me pôs em dúvida: isso ocorre desde que somos crianças não? Também as empresas premiam os empregados que executam bem suas responsabilidades. Não pensei em punição mas no critério para recompensar com base em atos corretos.

1 resposta

Robério, tudo bom?

Esse pensamento de "merecimento", assim como a questão do pessoa boa e pessoa ruim vem de questões cristãs que são polêmicas e devemos deixar de lado.

Focando na sua pergunta, nos estudos nos quais o curso se baseou tem-se que a questão da punição como forma de entender e repensar não funciona. Podemos dizer que o resultado visto como positivo é mais uma consequência do medo à punição do que a uma reflexão sincera sobre o que causou a punição.

Por isso, se confunde muito o "respeito" pelos pais com o "medo dos pais". No fim isso reflete também nas nossas relações de trabalho, o "medo do patrão" e das punições que ele pode aplicar. Quando modernamente o erro no âmbito profissional deve ser visto como parte do processo de aprendizagem e crescimento profissional.

Os cursos da Formação em Desenvolvimento Pessoal falam bastante disso. Vale a pena fazer!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software