2
respostas

Componente Rodape aparecendo acima na pagina SobreMim

Olá,

Minha dúvida é referente ao Rodape, importado no arquivo routes.js. Ele aparece corretamente no fim da página <Inicio /> porém na página <SobreMim /> ele aparece logo abaixo do <Banner />.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeO meu código routes.js está dessa forma:

function AppRoutes() {

return (
    <BrowserRouter>
      <Menu />

<Routes>
        <Route path='/' element={<PaginaPadrao />}>
          <Route index element={<Inicio />} />
          <Route path='sobremim' element={<SobreMim />} />
        </Route>

<Route path='*' element={<div>Página não encontrada...</div>} />
      </Routes>

<Rodape />
    </BrowserRouter>
  )
}

export default AppRoutes;

Acredito que a forma como ele está sendo chamado está correto, fora do componente <Routes /> já que ele deverá aparecer em todas as páginas.

OBS.: o meu projeto foi iniciado com Vite e não com CRA.

2 respostas

Olá, Leandro!

Pelo que posso ver no seu código, a posição do componente <Rodape /> está correta, fora do componente <Routes />, o que fará com que ele apareça em todas as páginas, como você deseja.

O problema provavelmente está relacionado à estrutura do componente <SobreMim /> e à forma como ele está renderizando os elementos. Verifique se o componente <SobreMim /> está usando a mesma estrutura de layout que o componente <Inicio />.

Certifique-se de que ambos os componentes estão renderizando o conteúdo da forma esperada e que não há elementos adicionais interferindo no posicionamento do <Rodape />.

Se o componente <SobreMim /> estiver usando um layout diferente ou possuir elementos adicionais que podem estar afetando o posicionamento do <Rodape />, você pode ajustar o componente <SobreMim /> para garantir que o rodapé apareça corretamente no final da página.

Além disso, verifique se não há conflitos de estilos ou outras configurações no componente <SobreMim /> que possam estar afetando o posicionamento do <Rodape />.

Se você não encontrar o problema no componente <SobreMim />, verifique também a estrutura do componente <Inicio /> para garantir que ele está renderizando o <Rodape /> no local correto.

Caso ainda esteja com dificuldades para resolver o problema, seria útil verificar o código completo dos componentes <SobreMim /> e <Inicio /> para entender melhor como eles estão sendo estruturados e como o <Rodape /> está sendo renderizado em ambos os casos.

Espero que essas dicas possam ajudá-lo a encontrar a causa do problema. Se precisar de mais assistência ou tiver mais dúvidas, não hesite em perguntar! Boa sorte com o seu projeto!

Obrigado pela resposta!

Andei dando uma olhada nos componentes <Inicio /> e <SobreMim /> e está tudo correto, tanto é que na página de <Inicio /> o rodapé é renderizado perfeitamente abaixo de todo o conteúdo como deveria ser.

O que acho bizarro é que até o estilo da página do <SobreMim /> está diferente e já inspecionei o elemento com o devtools e não consigo achar de onde ele está deixando o conteúdo com essa cara transparente.

A seguir vou estar mandando a imagem de como está aparecendo no navegador: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeTodo o CSS do código eu peguei direto do github oficial do projeto porque o meu intuito era realmente aprender o React Router Dom sem perder tempo tentando estilizar as coisas do zero.

Estou muito confuso, estarei fazendo mais alguns testes, como por exemplo modificando o componente <SobreMim /> e alterando o seu conteúdo. Um pré teste que fiz foi importar o <Rodape /> direto no componente <SobreMim /> e funcionou normalmente, só não funciona no routes.js.

Caso você ou mais alguém tenha alguma dica pra me dar, estarei disposto à tentar, no mais, agradeço até agora.