2
respostas

Como separar os testes de integração dos outros testes unitários?

Esses testes de integração ficam muito pesados para se executar sempre que for executar executar um maven test / build no projeto.

Eu pesquisei e vi que dava para utilizar o maven-surefire-plugin, onde poderia criar uma interface e anotar os testes com @Category, separando em perfis diferentes dentro do maven. Porém, dessa forma, teria que rodar os testes de integração pelo console, passando parâmetros no comando mvn, e não daria pra rodar todos automaticamente pelo eclipse.

Não tem uma forma melhor de fazer isso?

2 respostas

Oi Renan, tudo bem ?

Então como os testes são parte do ciclo de vida do maven obrigatoriamente vai ser necessário passar por eles.

Além disso é bem bacana rodar os testes para ver se não rola nenhum bug.

Renan, eu costumo simplesmente colocar os testes em source folders diferentes, e para executar todos de um determinado source folder (integracao, por exemplo), eu dou um clique com o botão da direita no source folder e executo um "Run As - Junit test".

Outra alternativa são as suites - mas não gosto muito delas - porque quando se executa os testes do Maven, todos os testes são executados individualmente, e depois todos os testes que fazem parte de alguma suite são executados novamente, sem necessidade.

Não conhecia essa @Category - vou pesquisar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software