5
respostas

Como obter um JSON de forma autenticada?

Se pegarmos esse link, que obtém o JSON com os dados dos pacientes, e colocarmos no browser, ele abre, conforme aula. Eu gostaria de obter esses dados, porém teria uma espécie de autenticação (que também não desse pra ver no inspecionar do navegador). A intenção é que ao colar essa URL não funcionasse, teria uma espécie de autenticação.

5 respostas

Olá Gláuber,

Primeiramente você precisa implementar isso no BackEnd, geralmente o mercado utiliza-se de Tokens para realizar essa autenticação com mais facilidade, do que usuário e senha, então você gera um Token com base em algum validador, e esse Token é passado na URL:

url: https://api.teste.com.br/getJson.json&token=JAhiAOIHHiujfkajksirIEIjf201

E lá no BackEnd do seu projeto você precisa validar todo esse processo.

Eu dei uma procurada aqui na Alura e acho que não tem nenhum curso sobre isso ainda, então fica a dica para os moderadores que lerem isso, pois nas aulas de JavaScript eles ensinam a ler um JSON, mas seria interessante também ter uma aula a criar um BackEnd Json para ser lido também.

Abraços!

Esse token seriam gerado a cada requisição ou seria um identificador 1-1?

Geralmente esse Token é gerado para substituir validação de usuário e senha, é uma chave de acesso que você libera para 1 ou mais usuários utilizarem, você que define se cada usuário terá o seu Token , ou será um Token genérico.

Lembrando que se alguém que não deveria ter acesso descobrir o Token ele conseguirá acessar, mas isso também vale com usuário e senha, se alguém souber o usuário e senha de alguém, ele terá acesso.

Verdade, Luiz Fernando. Agradeço a sua contribuição. Vou utilizar essa espécie de token.

Complementando a informacao, no Backend na geracao do token normalmente voce tambem configura a duracao dele, pode ser por session, dia, mes, ano, pra sempre e assim por diante.

Qual a infra de backend que estas utilizando? Tem cursos que eu vi de Node e Asp.Net que ensinar a configurar esse tipo de Token. Provavelmente deve ter pra qualquer tecnologia back-end que tem cursos aqui no forum tendo em vista que isso é amplamente utilizado.