1
resposta

Me sentido meio perdido!

Entrei na Alura e sou muito grato pelo caminho e orientação que já me deram, porém estou me sentindo meio perdido no momento. o fato é que escolhi seguir o caminho de Front - End e estou prestes a terminar uma formação em Front-End. Já adquiri um bom conhecimento em HTML e CSS e estou tendo que partir para JavaScript e ao chegar aqui vi que preciso ter uma base sobre Lógica de programação e Algoritmos, sem contar que quero fazer além de um site dinâmico, quero que este capte, permita consulta e alterção de dados o que já me levou a ver que terei que estudar SQL e talvez NOSQL. Gostaria de uma orientação se este é um bom caminho e se não teria um forma de ao menos para conhecer ter um exemplo ou uma ideia de como fazer um site com um formulário capaz de aramazer, consultar, alterar, excluir dados em JSON armazenados em um banco de dados SQL nas nuves de forma gratuita. Enfim preciso de uma orientação e aguardo e agradeço.

1 resposta

Olá, Rafael. Como vai?

É perfeitamente normal se sentir assim! O ecossistema de desenvolvimento é vasto e, conforme avançamos, percebemos que as peças se conectam de formas que não víamos no início. Você já dominou a estrutura (HTML) e a estética (CSS), e agora está entrando na fase de dar "cérebro" e "memória" às suas aplicações.

Sobre a sua trajetória: sim, esse é um excelente caminho. JavaScript é o coração do Front-end moderno, e entender como os dados são armazenados (SQL/NoSQL) transformará você em um desenvolvedor muito mais completo.

Para te ajudar a visualizar como isso funciona na prática, sem que você precise configurar um servidor complexo agora, pense no fluxo de um formulário da seguinte forma:

• Front-end (JS): Captura o que o usuário digitou no formulário.
  • API (Intermediário): Recebe esses dados e os envia para o banco.
  • Banco de Dados (SQL): Armazena a informação (muitas vezes convertendo objetos JSON em colunas e linhas).

Uma forma gratuita e moderna de você testar isso é utilizando o Supabase ou o Firebase. Eles oferecem um banco de dados nas nuvens gratuito e facilitam muito esse processo de "armazenar, consultar, alterar e excluir" (o famoso CRUD) sem que você precise aprender todo o Back-end de uma vez.

Veja um exemplo lógico de como o JavaScript interage com esses dados para salvar um formulário:

// Exemplo conceitual de como salvar dados de um formulário
async function salvarCadastro(dadosDoFormulario) {
  // O JavaScript envia os dados como um objeto (JSON)
  const { data, error } = await bancoDeDados
    .from('usuarios')
    .insert([
      { 
        nome: dadosDoFormulario.nome, 
        email: dadosDoFormulario.email 
      }
    ]);

if (error) {
    console.log("Erro ao salvar:", error.message);
  } else {
    alert("Dados armazenados com sucesso!");
  }
}

Minha orientação para você agora:

• Não pule a Lógica de Programação: Ela é o que vai te permitir entender o JavaScript. Sem lógica, o código vira apenas "copiar e colar".
  • Foque em JavaScript puro (Vanilla): Antes de ir para SQL, entenda como manipular listas e objetos no JS. Isso facilitará muito quando você receber dados de um banco.
  • Dê um passo de cada vez: Termine sua formação atual, pois o JavaScript será a ponte para todo o resto que você deseja fazer.

Você está no caminho certo e essa "confusão" é apenas o seu cérebro expandindo para comportar novos conceitos!

Espero que possa ter lhe ajudado!