Bom dia será visto nesse curso como dar um response de um arquivo html ou js?
Bom dia será visto nesse curso como dar um response de um arquivo html ou js?
Boa tarde Rafael, tudo certo?
Nesse curso vemos como criar uma API que recebe requisições HTTP
seguindo o padrão REST
(GET, POST, DELETE, PUT, PATCH, etc.) e retornar uma resposta HTTP
no formato de um JSON
. Em cursos seguintes da formação também é passado como criar um serializador e retornar arquivos em outros formatos, como XML
.
Caso queira consumir esses recursos da API, eu sugiro o Curso de JS na web: CRUD com JavaScript assíncrono, onde você aprende a utilizar essas APIs dentro de seu código JavaScript.
Espero ter ajudado. Caso ainda tenha alguma dúvida é só responder aqui no tópico. Bons estudos!
Fala João tudo certo e com você? Então nesse curso vou ver como usar esse servidor que estamos criando em projetos? Como no curso de type script que utiliza um servidor node no projeto https://cursos.alura.com.br/course/typescript-evoluindo-javascript?preRequirementFrom=typescript-avancando-linguagem, porém não é explicado como fazer os apontamentos, ate tendei dar uma lida e entendi algumas coisas mais outras não, caso tenha algum curso ou outros tipos de materias para indicar, caso o curso de Js indicado não trate desse assunto, ficarei muito agradecido. Desde já agradeço a atenção.
Tudo tranquilo aqui Rafael.
Eu não sei se entendi corretamente a sua dúvida. O que você quis dizer com "apontamentos"? Poderia tentar explicar em outras palavras por favor?
Opa... claro no curso de Typescript vi que usamos um servidor em node para rodar o aplicaçao comum que tem uma pagina html, e os arquivos typescript que no final serão convertidos em js. Pórem não consegui entender onde no projeto do servidor-api é feito o apontamento ou configurado a rota para que essa aplicação possa rodar nele... é isso que estou em busca de aprender a criar o servidor do zero onde eu posso ter outras aplicações em html e faze-las rodarem no meu servidor.
Acho que agora entendi Rafael! Obrigado pelo esclarecimento!
Nesse curso de Node não veremos como servir uma página HTML. O servidor Node do curso é utilizado apenas para responder as requisições HTTP com objetos do tipo JSON. Sendo assim, quem acessar esse serviço pelo navegador não vai ter uma página web navegável.
Para você utilizar um servidor Node que pode ser acessado de qualquer lugar, recomendo olhar serviços como o Heroku, onde você tem um acesso mais flexível e opções de configuração.
Caso queira subir uma página web mais simples, tem esse tutorial do Dev Soutinho, ou então a plataforma Vercel, que te permite subir aplicações front end de forma mais direta.
Espero ter ajudado. Bons estudos!
muito obrigado João, ajudou muito.