Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Como focar quando temos filhos?

As aulas sobre focos são muito bacanas, e me fizeram respensar na Carol antes e depois de se tornar mãe.

Vou explicar melhor: antes de me tornar mãe qualquer objetivo que eu tracei eu alcancei no tempo que determinei. Mesmo com dificuldades financeiras eu mantinha o foco e buscava soluções ao meu alcance. Contudo, depois que me tornei mãe e isso se deu há 3 anos, sinto muita dificuldade em manter o foco, nāo por conta das redes sociais ou algo do tipo (que eu posso controlar), mas por conta de um ser humano que me interrompe com frequência, já que depende de mim. Eu vivo no multitasking, trabalho, cuido, educo, estudo. E no final das contas sinto que estou patinando, não vejo os meus objetivos se concretizando no tempo em que planejei.

Só para deixar claro: eu consigo finalizar aquilo que planejei, mas sempre no modelo multitasking.

Alguém pode compartilhar dicas de como fugir do multitasking e focar enquanto pais/mães?

4 respostas

Oi Caroline, como vai?

Vim aqui apenas me solidarizar contigo, pois não sou mãe, mas tenho uma leve ideia do quanto isso é desafiador. Espero que as colegas possam compartilhar suas experiências e assim construirmos uma espécie de rede de apoio. =)

solução!

Olá, Caroline. Tudo bem?

Não falo com propriedade, pois essa não é minha realidade. Espero que algumas mães possam compartilhar dicas aqui!!

Na minha perspectiva, a sociedade não vive dentro do cenário ideal delimitado pelas teorias, então é extremamente importante conhecer a nossa realidade e entender como podemos lidar e organizar ela, além da teoria pura de como ter foco.

Ao fazer algumas pesquisas vejo que as mãe compartilham dicas como:

  1. Se planejar durante a semana e espalhar as atividades;
  2. Definir prioridades;
  3. Compreender os melhores horários para fazer cada atividade;
  4. Pedir ajuda.

Recomendação de vídeo: Como ter uma rotina e se manter organizada sendo mãe: 10 dicas práticas

Espero ter ajudado e bons estudos!

Oi Priscila, tudo bem sim e você?

Muito obrigada pelo apoio!

É difícil estabelecer prioridades quando a minha filha é a prioridade. Meu marido também trabalha home office e ambos somos interrompidos constantemente e temos que trabalhar e cuidar. Por conta da Covid tiramos ela da creche e pagamos uma babá 3 vezes por semana. Mas o periodo que a babá trabalha só cobre o periodo do nosso trabalho e ainda assim há algumas interrupções. Estudo e outras atividades fora do horário de trabalho são sempre no multitasking.

Gostaria de ver nas próximas versões do curso, uma personagem que possui filhos. Seria interessante ouvir dicas de como estabelecer prioridades, manter o foco e se organizar nessa circunstância.

Obrigada mais uma vez pela solidariedade e pelo conhecimento transmitido. Com o seus cursos pude melhorar o meu LinkedIn e encontrei dicas e ferramentas valiosíssimas!

Oi Fernanda! Tudo bem sim e você?

Muito obrigada pelas dicas!

A dica número 1 acho que posso tentar: talvez tenha coisinhas que posso puxar para o final de semana, quando eu não trabalho e tenho mais flexidade de me organizar com o meu marido nos cuidados da nossa filha.

A dica número 2 ainda nao sei como estabelecer, pois no meu dia-a-dia eu tenho que escolher entre: terminar de formatar um artigo e dar comida para a minha filha, então as tecnicas apresentadas no curso falham no sentido de que tenho interruopções que nao posso simplesmente desconsiderar ou racionalizar com a minha filha: sirva-se e coma sozinha, ou: não me interrompa nos proximos 25 minutos hahaha. E nesse caso acho que ela é prioridade hahaha

Dica 3: sigo os horarios da rotina da criança: hora de comer, soneca, etc. Mas esses horários sao 24/7 e se sobrepõem as outras atividades que devo realizar ao mesmo tempo (trabalho e cuido do machucado, como e ajudo ela a comer, leio a noite e paro porque ela acorda).

Dica 4: dica muito importante e que me custou aprender. Pesso ajuda sempre que posso, mas não temos uma rede de apoio grande. Entao usamos a rede de apoio quando realmente precisamos, mas não é uma rede de apoio diária.

Agradeço muito pelas dicas e pelo vídeo recomendado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software