2
respostas

Como fazer isso para usar comercialmente?

Tenho uma dúvida grande. Tenho idéias para desenvolver. E o curso me tratar muito conhecimento. Porém, a dúvida que eu tenho é, depois de programar os módulos (equipamentos), como eu faço para fazer uma instalação em uma casa? Por exemplo. Como fica sem levar a placa do arduíno. Como é o procedimento? Pode parecer coisa nova, mas é uma dúvida antiga.

2 respostas

Oi Gisiona tudo bem?

Na prática você não programa na casa do cliente.

Um projeto de casa inteligente por exemplo.

Você pega a planta da casa com as instalações elétricas, conversa com o cliente o que ele quer automatizar, visita o local, faz um orçamento.

Você programa tudo em sua casa e testa todas as coisas em sua casa (sem passar na sua parede é claro, tudo na bancada) e depois de tudo estar testado aí sim você faz as instalações na casa do cliente. E você já vai levar programado e já na placa de fenolite soldado , dentro de uma caixinha de plastico ou acrílico, a medida certa de fios se precisar, etc.

Em São Paulo, tem um bairro chamado Santa Efigênia onde você encontra tudo para comprar. Se sua cidade não tiver algo assim, você pode comprar tudo pela internet.

Espero ter ajudado!!!

Varia muito do seu público alvo e a quantidade de placas que você vai produzir...

Uma opção viável é você criar seu próprio desenho de circuito impresso colocando o chip do ATMEGA e os componentes básicos para fazer o microcontrolador funcionar, em vez de usar a placa de um arduino, isso vai diminuir o custo do seu produto.

Se você tem a intenção de criar um projeto open source, uma boa pedida de editor gratuito de circuito impresso é o CircuitMaker. Inclusive é possível explorar os projetos existentes na comunidade deles para comparar e eventualmente reutilizar os circuitos criados.

Existem outras formas de criar os projetos com microcontroladores mais baratos, mas só valem a pena se a quantidade de produtos vendidos mensal for muito mais alto, da casa de 100 unidades para cima.

Espero que eu tenha esclarecido sua dúvida.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software