Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Como diminuir a velocidade da raquete do oponente?

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

//variaveis da raquete

let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;

//variaveis da raquete do oponente

let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYRaqueteOponente = 6;


let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

let colidiu = false;

//placar do jogo

let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
    background('rgba(255, 204, 0, 0.25)');
    mostraBolinha ();
    movimentaBolinha ();
    verificaColisãoBorda ();
    mostraRaquete (xRaquete, yRaquete);
    mostraRaquete (xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
    movimentaMinhaRaquete ();
    movimentaRaqueteOponente ();
    verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
    verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
    incluiPlacar ();
    marcaPonto (); 
}


function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
} 

function verificaColisãoBorda () {
  if (xBolinha+raio > width || xBolinha-raio < 0) {
        velocidadeXBolinha *= -1;
    }
    if (yBolinha+raio > height || yBolinha-raio < 0) {
        velocidadeYBolinha *= -1;
    }  
}

function mostraRaquete (x,y) {
  rect (x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}


function movimentaMinhaRaquete (){  
  if (keyIsDown(UP_ARROW) && yRaquete > 0){
           yRaquete -= 10;            
  }

    if (keyIsDown(DOWN_ARROW) && yRaquete + raqueteAltura < 400){
         yRaquete += 10;
  }
}


function verificaColisaoRaquete(x,y){
  colidiu = collideRectCircle(x,y,raqueteComprimento,raqueteAltura,xBolinha,yBolinha,raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
 }

function movimentaRaqueteOponente (){
  {velocidadeYRaqueteOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYRaqueteOponente;
}
}

function incluiPlacar (){
  fill(255);
  textSize(30);
  text(meusPontos, 278, 26);
  text(pontosOponente, 321, 26);
}

function marcaPonto (){
  if (xBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
  }
  if (xBolinha < 10){
    pontosOponente += 1;
  }
}

Consegui replicar só que o oponente não erra uma...

1 resposta
solução!

Olá Juan, tudo bem?

Para diminuir a velocidade da raquete do oponente, você pode alterar o valor da variável velocidadeYRaqueteOponente na função movimentaRaqueteOponente().

Atualmente, o valor dela é 6, mas você pode diminuir esse valor para que a raquete do oponente se mova mais devagar.

Por exemplo, alterando para velocidadeYRaqueteOponente = 3, a raquete do oponente se moverá mais lentamente.

Lembre-se de testar diferentes valores para encontrar a velocidade ideal para o seu jogo.

Espero ter ajudado, um abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor marque ele como solução! ✓.