Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Como configurar servidor na rede local para receber versionamento pela IDE

Olá! Tenho o seguinte cenário na empresa onde trabalho e gostaria de dicas de materiais (comentários, livros, artigos, cursos etc) para que eu possa por em prática, pois pelo que percebi, o curso aborda "apontando para o Github" mas não mostra usando um server na rede local como repositório:

Como configurar o ambiente servidor (Linux/Debian) para vários desenvolvedores utilizando o plugin do Git no NetBeans versionarem os programas e apontar para um servidor na rede local? Obrigado

5 respostas
solução!

Fala aí Mateus, tudo bem ?

Cara, dei uma breve olhada aqui e vi que existe o comando git daemon que serve para fazer isso que você quer.

Eu nunca precisei fazer esse procedimento, geralmente o github que é aberto sempre atendeu minhas necessidades, quando precisava fazer um repositório privado, havia outras soluções por exemplo o bitbucket, gitlab..

Eu não curto muito utilizar o plugin de ide para fazer isso, as vezes acaba enviando arquivos sem necessidade ou não tendo muito recurso para isso, gosto do bom e velho terminal para fazer isso, mas é bem pessoal.

Espero ter ajudado.

Abraços

Fale, tudo blz, e ae?

obrigado pelas dicas.

É um requisito aqui da empresa, somos 4 devs usando Windows, IDE NetBeans com plugin do Git e precisamos apontar para um repositório remoto (Linux) na nossa rede. Ja me falaram que preciso gerar umas chaves nos "clients" etc..

Olá Mateus,

Vocês já tem o repositório no servidor Linux configurado? Os desenvolvedores ai usam máquinas Windows ou Linux?

No Linux, primeiro vocês precisam gerar suas chaves SSH

ssh-keygen -t rsa

A primeira pergunta vai ser onde você quer salvar sua chave SSH, e o nome do arquivo que sera gerado. O padrão é este aqui

~/.ssh/id_rsa

A segunda pergunta vai ser se você deseja colocar uma senha para quanod se conectar via SSH, se você desejar uma conexão direta não coloque nenhuma senha, do contrário vai precisar digitar sua senha toda vez que precisar se conectar com o servidor.

Agora, você precisa se conectar no servidor e adicionar suas chaves para que as máquinas possam se comunicar.

Se sua máquina for Linux você pode rodar esse comando aqui

cat ~/.ssh/id_rsa.pub | ssh user@server "mkdir -p ~/.ssh && cat >>  ~/.ssh/authorized_keys"

O que esse comando faz é pegar sua chave pública no diretório default (~/.ssh/id_rsa.pub).

Se conecta no servidor SSH (ssh git@remote-server)

Cria o diretório ~/.ssh (mkdir -p ~/.ssh) e adiciona sua chave dentro do arquivo authorized_keys (cat >> ~/.ssh/authorized_keys)

Basicamente é isso que você tem que fazer..

Com as chaves configuradas você pode testar a conexão com o servidor para ter certeza que deu certo. ssh user@server

Com esse comando você deve se conectar no servidor sem precisar digitar nenhuma senha. Se isso aconteceu, então é porque deu certo, e vocês já podem começar a fazer os commits.

Se não deu certo posta pra gente aqui.

  • Lembrando que estes passos são apenas para configurar os clients, se o servidor Git não está configurado serão necessários passos a mais.

Att.

Olá Mateus.

Já fiz isso usando a opção --bare:

git --bare init

No link a seguir, você encontra todos os passos necessários para montar seu servidor git: https://git-scm.com/book/pt-br/v1/Git-no-Servidor-Configurando-o-Servidor

Obrigado a todos pelas dicas

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software