estou com duvida estou linux onboarding localizando arquivos e conteudos
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
estou com duvida estou linux onboarding localizando arquivos e conteudos
Ola Marcus.
Não entendi sua duvida.
Veja se o conteudo abaixo te ajuda:
Aqui está uma lista dos principais comandos do Linux para navegar entre diretórios, remover, criar, copiar arquivos e pastas, e fazer leitura dos arquivos, seguidos de uma explicação sobre os principais diretórios do Linux e seus usos.
cd: Muda o diretório atual.cd /home/usuario/Documentos (vai para o diretório especificado)cd .. (sobe um nível no diretório)pwd: Mostra o caminho completo do diretório atual.pwd pode retornar algo como /home/usuario/Documentosls: Lista o conteúdo do diretório.ls (lista arquivos e pastas do diretório atual)ls -l (lista com detalhes como permissões, tamanho e data de modificação)ls -a (lista todos os arquivos, incluindo arquivos ocultos)mkdir: Cria um novo diretório.mkdir nova_pasta (cria a pasta chamada "nova_pasta")touch: Cria um novo arquivo vazio ou atualiza a data de modificação de um arquivo existente.touch novo_arquivo.txt (cria um arquivo de texto vazio chamado "novo_arquivo.txt")rm: Remove arquivos.rm arquivo.txt (remove o arquivo "arquivo.txt")rm -r pasta (remove uma pasta e seu conteúdo recursivamente)rmdir: Remove diretórios vazios.rmdir pasta_vazia (remove um diretório vazio chamado "pasta_vazia")cp: Copia arquivos ou diretórios.cp arquivo.txt /caminho/para/destino/ (copia o arquivo para o diretório de destino)cp -r pasta /caminho/para/destino/ (copia uma pasta e seu conteúdo)mv: Move ou renomeia arquivos ou diretórios.mv arquivo.txt /caminho/para/destino/ (move o arquivo para o diretório de destino)mv arquivo_antigo.txt arquivo_novo.txt (renomeia o arquivo de "arquivo_antigo.txt" para "arquivo_novo.txt")cat: Exibe o conteúdo de um arquivo.cat arquivo.txt (exibe o conteúdo de "arquivo.txt")less: Exibe o conteúdo de um arquivo de forma paginada, permitindo rolar para cima e para baixo.less arquivo.txtmore: Similar ao less, mas com menos funcionalidades de navegação.more arquivo.txthead: Exibe as primeiras linhas de um arquivo.head arquivo.txt (exibe as primeiras 10 linhas por padrão)tail: Exibe as últimas linhas de um arquivo.tail arquivo.txt (exibe as últimas 10 linhas por padrão)grep: Busca por uma expressão regular dentro de arquivos.grep "palavra" arquivo.txt (busca a palavra "palavra" dentro de "arquivo.txt")continua...
O sistema de arquivos do Linux segue uma estrutura hierárquica e os diretórios principais possuem finalidades específicas.
Aqui estão alguns dos diretórios mais importantes:
/ (Raiz ou Root):
/bin:
ls, cp, mv, cat, etc./boot:
/home:
/home (por exemplo, /home/usuario). Este diretório é onde o usuário armazena seus arquivos pessoais./etc:
passwd, fstab, network, etc./var:
/var/log), cache de aplicativos, filas de impressão, etc./usr:
/usr/bin contém os executáveis (programas) do sistema que não são essenciais para a inicialização, mas são usados regularmente./lib:
/bin e /usr/bin funcionarem corretamente./tmp:
/dev:
/dev/sda representa o primeiro disco rígido./mnt:
/opt:
/srv:
Esses são os comandos e diretórios básicos, mas importantes, para a administração e navegação no Linux.
Se ainda tiver dúvidas sobre algum desses tópicos ou quiser mais exemplos, estou à disposição para ajudar!
Bons estudos.