Acho que esse trecho do curso é uma boa síntese do que é olhar para o outro sem julgamento, mas ainda fico na dúvida de como ter uma comunicação mais eficaz quando o único meio que nos ensinaram para a interação com o outro foi através dos rótulos ?
Acho que esse trecho do curso é uma boa síntese do que é olhar para o outro sem julgamento, mas ainda fico na dúvida de como ter uma comunicação mais eficaz quando o único meio que nos ensinaram para a interação com o outro foi através dos rótulos ?
Olá, Malmeida! Sua pergunta é realmente muito pertinente e mostra que você está engajado com o conteúdo do curso. Entendo que a mudança de paradigma na comunicação pode ser desafiadora, especialmente quando estamos acostumados a usar rótulos para interagir com os outros.
A primeira coisa que podemos fazer para ter uma comunicação mais eficaz, sem o uso de rótulos, é lembrar que cada pessoa é única e está em constante mudança. Isso significa que devemos estar abertos para conhecer a pessoa como ela é no presente, sem nos apegarmos a impressões passadas.
Além disso, é importante praticar a escuta ativa. Isso significa realmente prestar atenção no que a outra pessoa está dizendo, sem interromper ou julgar. Quando escutamos ativamente, conseguimos entender melhor o ponto de vista da outra pessoa e responder de forma mais efetiva.
Outra dica é tentar expressar suas próprias necessidades e sentimentos de forma clara e não violenta. Em vez de dizer "você é egoísta", por exemplo, você pode dizer "eu me sinto magoado quando você não considera minha opinião". Isso evita rótulos e foca na sua experiência pessoal.
Por fim, lembre-se de que a prática leva à perfeição. Quanto mais você tentar se comunicar sem rótulos, mais natural isso se tornará.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Sensacional, Renan! Muitíssimo obrigado por sua contribuição.
Faz todo sentido as dicas que você me trouxe. Gratidão mesmo por clarificar essa questão para mim. Este curso está sendo de uma riqueza!
Estou feliz pela oportunidade de adquirir um conhecimento tão valioso.
É preciso obter uma mudança de paradigma, a comunicação não violenta é um instrumento poderoso para mediação de conflitos.