Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
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Com o mapa 4 o jogo dá game over ao rodar e não aparece erro nenhum

Seguem os códigos: Fogefoge.rb

require_relative 'ui'
require_relative 'heroi'

def le_mapa(numero)
    arquivo = "mapa#{numero}.txt"
    texto = File.read arquivo
    mapa = texto.split ("\n")
end

def encontra_jogador(mapa)
    caractere_do_heroi = "H"
    mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|

            coluna_do_heroi = linha_atual.index caractere_do_heroi
                if coluna_do_heroi
                    jogador = Heroi.new
                    jogador.linha = linha
                    jogador.coluna = coluna_do_heroi
                    return jogador

                end    
        end
    nil 
end


def posicao_valida?(mapa, posicao)
    linhas = mapa.size
    colunas = mapa[0].size
    estoutou_linhas = posicao[0].to_i < 0 || posicao[0].to_i >= linhas
    estouro_colunas = posicao[1].to_i < 0 || posicao[1].to_i >= colunas
    if estoutou_linhas || estouro_colunas
            return false
        end

        valor_atual = mapa[posicao[0]][posicao[1]]
        if  valor_atual == "X" || valor_atual == "P"
            return false
        end

        true
end
def soma_vetor(vetor1, vetor2)
    [vetor1[0] + vetor2[0], vetor1[1] + vetor2[1]]

end
def posicoes_validas_a_partir_de(mapa, novo_mapa, posicao)
    posicoes = []
    movimentos = [[+1, 0], [0, +1], [-1, 0], [0, -1]]
    movimentos.each do |movimento|
        nova_posicao = soma_vetor(movimento, posicao)
         if posicao_valida?(mapa, nova_posicao) && posicao_valida?(novo_mapa, nova_posicao)
            posicoes << nova_posicao             
         end

    end
    posicoes
end

def move_fantasma(mapa, novo_mapa, linha, coluna)
    posicoes = posicoes_validas_a_partir_de mapa, novo_mapa, [linha, coluna]
    if posicoes.empty?
        return
    end    
    aleatoria = rand posicoes.size
    posicao = posicoes[aleatoria]
    mapa[linha][coluna]  = " "
    novo_mapa[posicao[0]][posicao[1]] = "P"

end
def copia_mapa(mapa)
    novo_mapa = mapa.join("\n").tr("P"," ").split "\n"
end
def move_fantasmas(mapa)
    caractere_do_fantasma = "P"
    novo_mapa = copia_mapa mapa
    mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
        linha_atual.chars.each_with_index do |caractere_atual, coluna|
        eh_fantasma = caractere_atual == caractere_do_fantasma
            if eh_fantasma
                move_fantasma mapa, novo_mapa, linha, coluna
            end
        end
    end
    novo_mapa
end
def jogador_perdeu?(mapa)
    perdeu = !encontra_jogador(mapa)
end
def executa_remocao(mapa, posicao, quantidade)
    if mapa[posicao.linha][posicao.coluna] == "X"
        return
    end
end
def remove(mapa, posicao, quantidade)
        if quantidade == 0
            return
        end
        executa_remocao mapa, posicao.direita, quantidade
        executa_remocao mapa, posicao.cima, quantidade
        executa_remocao mapa, posicao.esquerda, quantidade
        executa_remocao mapa, posicao.baixo, quantidade
end

def joga(nome)
    mapa = le_mapa 4

    while true

        desenha mapa
        direcao = pede_movimento
        heroi = encontra_jogador mapa
        nova_posicao = heroi.calcula_nova_posicao direcao
        if !posicao_valida? mapa, nova_posicao.to_array
            next    
        end
        heroi.remove_do mapa
        if mapa[nova_posicao.linha][nova_posicao.coluna] == "*"
            remove mapa, nova_posicao, 4
        end
        nova_posicao.coloca_no mapa
        mapa = move_fantasmas mapa
        if jogador_perdeu? mapa
            game_over
            break            
        end
    end
end

def inicia_fogefoge
    nome = da_boas_vindas
    joga nome

end

heroi.rb

class Heroi
    attr_accessor :linha, :coluna
    def calcula_nova_posicao (direcao)
    novo_heroi = dup
    movimentos = {
        "W" => [-1, 0],
        "S" => [+1, 0],
        "A" => [0, -1],
        "D" => [0, +1]
    }
        movimento = movimentos[direcao]
        movimento = [0, 0] if movimento.nil?
        novo_heroi.linha += movimento[0]
        novo_heroi.coluna += movimento[1]
        novo_heroi

    end
def direita
    calcula_nova_posicao "D"
end
def esquerda
    calcula_nova_posicao "A"
end
def cima
    calcula_nova_posicao "W"
end
def baixo
    calcula_nova_posicao "S"
end
def to_array
    [linha, coluna]
end

def remove_do(mapa)
    mapa[linha][coluna] = " "
end
def coloca_no(mapa)
    mapa[linha][coluna] = "H"
end
end

O que acontece?

4 respostas

Olá, Adriano.

Como está o seu mapa4.txt?

XXXXXX
XHXXXX
X*PX X
XXPX X
XPPPPX
XXXXXX
solução!

Olá, Adriano!

Faltou você limpar a posição e chamar o método remove() lá do método executa_remocao().

Assim:

def executa_remocao(mapa, posicao, quantidade)
    if mapa[posicao.linha][posicao.coluna] == "X"
        return
    end
  mapa[posicao.linha][posicao.coluna] = " "
  remove mapa, posicao, quantidade - 1
end

Obrigado Alexandre

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