Seguem os códigos: Fogefoge.rb
require_relative 'ui'
require_relative 'heroi'
def le_mapa(numero)
arquivo = "mapa#{numero}.txt"
texto = File.read arquivo
mapa = texto.split ("\n")
end
def encontra_jogador(mapa)
caractere_do_heroi = "H"
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
coluna_do_heroi = linha_atual.index caractere_do_heroi
if coluna_do_heroi
jogador = Heroi.new
jogador.linha = linha
jogador.coluna = coluna_do_heroi
return jogador
end
end
nil
end
def posicao_valida?(mapa, posicao)
linhas = mapa.size
colunas = mapa[0].size
estoutou_linhas = posicao[0].to_i < 0 || posicao[0].to_i >= linhas
estouro_colunas = posicao[1].to_i < 0 || posicao[1].to_i >= colunas
if estoutou_linhas || estouro_colunas
return false
end
valor_atual = mapa[posicao[0]][posicao[1]]
if valor_atual == "X" || valor_atual == "P"
return false
end
true
end
def soma_vetor(vetor1, vetor2)
[vetor1[0] + vetor2[0], vetor1[1] + vetor2[1]]
end
def posicoes_validas_a_partir_de(mapa, novo_mapa, posicao)
posicoes = []
movimentos = [[+1, 0], [0, +1], [-1, 0], [0, -1]]
movimentos.each do |movimento|
nova_posicao = soma_vetor(movimento, posicao)
if posicao_valida?(mapa, nova_posicao) && posicao_valida?(novo_mapa, nova_posicao)
posicoes << nova_posicao
end
end
posicoes
end
def move_fantasma(mapa, novo_mapa, linha, coluna)
posicoes = posicoes_validas_a_partir_de mapa, novo_mapa, [linha, coluna]
if posicoes.empty?
return
end
aleatoria = rand posicoes.size
posicao = posicoes[aleatoria]
mapa[linha][coluna] = " "
novo_mapa[posicao[0]][posicao[1]] = "P"
end
def copia_mapa(mapa)
novo_mapa = mapa.join("\n").tr("P"," ").split "\n"
end
def move_fantasmas(mapa)
caractere_do_fantasma = "P"
novo_mapa = copia_mapa mapa
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
linha_atual.chars.each_with_index do |caractere_atual, coluna|
eh_fantasma = caractere_atual == caractere_do_fantasma
if eh_fantasma
move_fantasma mapa, novo_mapa, linha, coluna
end
end
end
novo_mapa
end
def jogador_perdeu?(mapa)
perdeu = !encontra_jogador(mapa)
end
def executa_remocao(mapa, posicao, quantidade)
if mapa[posicao.linha][posicao.coluna] == "X"
return
end
end
def remove(mapa, posicao, quantidade)
if quantidade == 0
return
end
executa_remocao mapa, posicao.direita, quantidade
executa_remocao mapa, posicao.cima, quantidade
executa_remocao mapa, posicao.esquerda, quantidade
executa_remocao mapa, posicao.baixo, quantidade
end
def joga(nome)
mapa = le_mapa 4
while true
desenha mapa
direcao = pede_movimento
heroi = encontra_jogador mapa
nova_posicao = heroi.calcula_nova_posicao direcao
if !posicao_valida? mapa, nova_posicao.to_array
next
end
heroi.remove_do mapa
if mapa[nova_posicao.linha][nova_posicao.coluna] == "*"
remove mapa, nova_posicao, 4
end
nova_posicao.coloca_no mapa
mapa = move_fantasmas mapa
if jogador_perdeu? mapa
game_over
break
end
end
end
def inicia_fogefoge
nome = da_boas_vindas
joga nome
end
heroi.rb
class Heroi
attr_accessor :linha, :coluna
def calcula_nova_posicao (direcao)
novo_heroi = dup
movimentos = {
"W" => [-1, 0],
"S" => [+1, 0],
"A" => [0, -1],
"D" => [0, +1]
}
movimento = movimentos[direcao]
movimento = [0, 0] if movimento.nil?
novo_heroi.linha += movimento[0]
novo_heroi.coluna += movimento[1]
novo_heroi
end
def direita
calcula_nova_posicao "D"
end
def esquerda
calcula_nova_posicao "A"
end
def cima
calcula_nova_posicao "W"
end
def baixo
calcula_nova_posicao "S"
end
def to_array
[linha, coluna]
end
def remove_do(mapa)
mapa[linha][coluna] = " "
end
def coloca_no(mapa)
mapa[linha][coluna] = "H"
end
end
O que acontece?