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Curso Ruby III: Mais lógica de programação em um novo jogo

Nota

9.0

Nível

Básico

Última atualização

13/02/2017

Carga horária

12h

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Pré-requisitos:

Carreiras com esse curso:

Instrutor

  • instructor Guilherme Silveira

    Head de educação e fundador da Alura e Caelum. Participou dos mundiais de programação no Japão e Canadá. Faixa vermelha em taekwondo. Adora poomsae.

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Conteúdo detalhado:

  1. Foge Foge, um jogo baseado no Pacman

    1. Definindo a base do jogo e o mapa
    2. Array de array: matriz
    3. Movimento
    4. Refatorando
    5. O vazio, o nulo
    6. Laço funcional básico
    7. Extraindo a posição
    8. Refatorando
    9. Passagem por referência ou valor?
    10. Detecção de colisão com o muro e o fim do mapa
    11. Refatorando com || e &&
    12. Duck typing na prática
    13. for i x for linha
    14. Resumindo
  2. Botando os fantasmas para correr: arrays associativos, duck typing e outros

    1. Array associativo: case e +1, -1
    2. Movimento dos fantasmas: o desafio no duck typing
    3. Movimento dos fantasmas: reutilização de função
    4. Fantasma contra fantasma?
    5. Resumindo
  3. Matrizes e memória

    1. Teletransportando fantasmas: cuidados a tomar com a memória
    2. Corrigindo o teletransporte
    3. Copiando nosso mapa
    4. Movendo os fantasmas na matriz copiada
    5. Refatorando o movimento do fantasma
    6. O fantasma cavaleiro
    7. Movimento aleatório dos fantasmas
    8. Quando o herói perde
    9. Retorno nulo ou opcional?
    10. Resumindo
  1. Estruturas e classes: uma introdução a Orientação a Objetos

    1. A bagunça dos defs
    2. Extraindo uma primeira estrutura
    3. Usando uma estrutura
    4. Code smell: feature envy
    5. Boa prática: Buscando quem invoca antes de refatorar
    6. Boa prática: Tell, don't ask
    7. Atributos e attr_accessor
    8. Estrutura ou Classe?
    9. A verdade por trás de métodos, funções e lambdas
    10. Resumindo
  2. Destruindo os fantasmas: o mundo da recursão

    1. Destruindo os fantasmas
    2. Andando para a direita
    3. Recursão infinita
    4. A base da recursão
    5. Base da recursão: distância quatro ou muro
    6. Recursão para todos os lados: busca em profundidade
    7. Resumindo