Olá pessoal! Tudo bem? Para impedir que o desenho seja feito em áreas indesejadas, criei um if que desabilita "desenhar" diretamente na função "lidaComMovimentoDoMouse". E para as cores, troquei a função "habilitaDesenhar" por uma "botãoEsquerdo", e agora ela é responsável por trocar a cor dependendo do x e do y do mouse. (declarei as variáveis x e y fora das funções, como vazias, elas são definidas na função "lidaComMovimentoDoMouse". Minha resolução ficou um pouco diferente, gostaria de saber se é melhor fazer assim, ou se é melhor criar novas funções, para deixar o código mais claro.
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if( x < (150 + raio) && y < (50 + raio)) {
desenha = false;
}
if(desenha) {
desenhaCirculo(x, y, raio, corAtual);
}
}
function botaoEsquerdo() {
desenha = true;
if (y < (yQuadrados + tamanhoQuadrados)) {
if ( x < (xVermelho + tamanhoQuadrados)) {
corAtual = 'red';
}
if (x < (xVerde + tamanhoQuadrados) && x > (xVermelho + tamanhoQuadrados)){
corAtual = 'green';
}
if (x < (xAzul + tamanhoQuadrados) && x >(xVerde + tamanhoQuadrados)) {
corAtual = 'blue';
}
}
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
var raio = 5;
var x;
var y;
var corAtual = 'blue';
var xVermelho = 0;
var xVerde = 50;
var xAzul = 100;
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
desenhaPaletaDeCores();
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = botaoEsquerdo;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
</script>