1
resposta

Circulo aumentando ou dimiuindo com WHILE

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
    var cores = ['blue', 'red', 'green']
    var indice = 0;
    var raio = 10;
    function desenhaCirculo(evento) {
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        pincel.fillStyle = cores[indice];

        if (evento.shiftKey == true) {
            //raio += 10;
            while (raio < 40) {
                raio += 10;
                break;
            }
        }

        if (evento.altKey == true) {
            while (raio > 10) {
                raio -= 5;
                break;
            }
        }
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + ',' + y);
    }


    tela.onclick = desenhaCirculo;

    function mudaCor() {
        indice++
        if (indice >= cores.length) {
            indice = 0;
        }

        return false;
    }


    tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>
1 resposta

Boa Gabriel!! Achei interessante sua ideia de usar o while.

Uma dica é que nos momentos que você inicia o if, você pode tirar o true e funciona normalmente.

if (evento.shiftKey == true) {}

if (evento.shiftKey) {}

Porque o if ele espera receber um valor true para executar o bloco {}.

Se o evento.shiftKey e o evento.altKey forem false eles automaticamente não entram no bloco.

Forte abraço!