1
resposta

Card Game Mobile - Qual ferramenta usar?

Saudações galera, preciso de algumas dicas.

Meu objetivo é de criar um card game semelhante ao Hearthstone da Blizzard, com animações, dublagens, mas com um tabuleiro específico e claro, regras próprias. Diga-se de passagem já tenho as regras prontas e umas 80 cartas criadas e já com ilustrações que fui pegando na internet.

-Considerações A princípio eu gostaria de fazer um protótipo, apenas deixando o jogo funcional para fazer testes de jogabilidade pra ver se o jogo é bem aceito e também pra um balanceamento entre as cartas e revisão das regras do jogo. Daí eu tenho dúvidas se uso uma ferramenta X só pra isso que seja muto fácil de se usar ou uma ferramenta Y mais completa e que dê pra ir aperfeiçoando o jogo naturalmente. Tenho receio de usar a ferramenta X e depois q a ideia vingar eu ter um trabalho de migrar pra ferramenta Y. Uma ferramenta 2D já daria conta, porém nada impede de eu usar uma 3D para aproveitar efeitos visuais.

Segundo - qual ferramenta de desenvolvimento usar? Considerando que a prioridade é mobile, mas tb gostaria que rodasse em todas plataformas possíveis. Eu ainda não utilizei nenhuma, o máximo que já fiz foi o jogo da cobrinha (snake) no html/css/javascript usando as tags de tabela e eventos do js haha.

Terceiro - Uma dúvida prévia de desenvolvimento: Quando eu crio uma carta nova ela tem uma imagem e texto (de vários idiomas) e código pra executar as regras da carta. Todas essas características eu devo inserir no código fonte ou usaria um banco de dados?

Grato desde já pela ajuda. Estou disposto a fazer os cursos necessários pra esse desenvolvimento e também guardar contatos de pessoas interessadas em se associar. Abraços!

1 resposta

Oi, Paulo, tudo bom?

Na minha opinião se você for fazer um protótipo rápido mesmo que numa ferramenta X ou Y você vai ter que no minimo refatorar o código então não sei se essa preocupação de ter que trocar de ferramenta é tão importante agora. Varia muito, porque existem ferramentas que são bem faceis de criar protótipos o que te ajuda bastante.

Se você tem afinidades com linguagens de progração existem ferramentas como:

  • Unity (Recomendo e temos cursos aqui na Alura) [3D e 2D]
  • Unreal (Temos cursos aqui na Alura) [3D e 2D]
  • Game Maker [2D]
  • Godot [3D e 2D]
  • Entre outras

Abaixo algumas ferramentas onde você pode programar de forma visual (arrastando blocos ao invés de criar código):

  • Game Maker [2D]
  • Godot [3D e 2D]
  • Construct [2D]

Então vária muito e depende do que você está buscando, se é uma prototipação rápida ou ter algo sólido que seja escalável. (Lembrando que algumas dessas ferramentas tem versões free e outras não).

Sobre a sua última pergunta da lógica também vária muito a abordagem e a ferramenta que você escolher porque algumas dessas tem opções que te ajudadariam a evitar o uso de banco e outras não tanto assim. Mas uma opção seria você guardar script que guarda os metadata das cartas pra você ter a lista de cartas para instanciar. E ter um script da carta onde você preenche cada valor como custo, ataque, defesa, etc que você manda pro de metadata que falei anteriormente. Nesse mesmo script você pode ter a lista de habilidades das cartas e ter um script separado pra cada habilidade genérica e adicionar as que são necessarias para aquela carta quando for criá-la.

Eu iria em algo nesse sentido e deixar o banco pra um futuro ou caso você tenha afinidade aí faz sentido, talvez no inicio só pra algo como logins e senhas, coisas assim.

Mas isso que eu falei várias muito de ferramenta, porque podemos ter abordagens diferentes então assim que você pesquisar e escolher uma ferramenta que você ache que combina com o conhecimento que você tem pergunte aqui de novo para que possamos ser mais acertivos. :)

Abraço e bons estudos!

ps.: Desculpe o textão.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software