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Capítulo 3 - Ruby III

Jogo está inicializando. Pergunta meu nome. Mostra o mapa, porém na hora de movimentar meu herói/fantasmas está dando erro. Fiz um teste de meia +/- aqui porém não to conseguindo resolve-lo. Segue meu fogefoge.rb

#Criando a função de ler o mapa
def le_mapa(numero)
    arquivo = "mapa#{numero}.txt"
    texto = File.read arquivo
    mapa = texto.split "\n"
end

#Extraindo o código do case e criando uma função para tal
def calcula_nova_posicao(heroi, direcao) 
    heroi = heroi.dup
    movimentos = {
        "W" => [-1, 0],
        "S" => [+1, 0],
        "A" => [0, -1],
        "D" => [0, +1]
    }
    movimento = movimentos[direcao]
    heroi[0] += movimento[0]
    heroi[1] += movimento[1]
    heroi
end

#Extraindo uma função que checa se a posição é válida
def posicao_valida? (mapa, posicao)    #? -> devolve true ou false
    linhas = mapa.size
    colunas = mapa[0].size
    estourou_linhas = posicao[0] < 0 || posicao[0] > linhas
    estourou_colunas = posicao[1] < 0 || posicao[1] >= colunas
    if estourou_linhas || estourou_colunas
        return false
    end
    valor_atual = mapa[posicao[0]][posicao[1]]
    if valor_atual == "X" || valor_atual == "F"
        return false
    end
    true
end

def soma_vetor(vetor1, vetor2)
    [vetor1[0] + vetor2[0], vetor1[1] + vetor2[1]]
end

def posicoes_validas_a_partir_de(mapa, novo_mapa, posicao)
    posicoes = []    #Inicialização do Array
    movimentos = [[+1, 0],[0, +1], [-1, 0], [0, -1]]     #Todos os movimentos possíveis
    movimentos.each do |movimento|    #Para cada um dos movimentos
        nova_posicao = soma_vetor movimento, posicao    #Calcular a nova posição
        if nova_posicao?(mapa, nova_posicao) && posicao_valida?(novo_mapa, nova_posicao)
            posicoes << nova_posicao 
        end
    end
    posicoes     #Por fim retornamos nosso Array
end

#Criando a função de movimentar o fantasma
def move_fantasma(mapa, novo_mapa, linha, coluna)
    posicoes = posicoes_validas_a_partir_de mapa, novo_mapa, [linha, coluna]    #Utilizando a posição válida
    if posicoes.empty?    #Só executará o resto do código caso isso não acontecer
        return
    end

    aleatorio = rand posicoes.size
    posicao = posicoes[aleatorio]    #Validando a posição de nosso fantasma
    mapa[linha][coluna] = " "    #Tirando ele da posição atual
    novo_mapa[posicao[0]][posicao[1]] = "F"    #Colocando na nova posição
end

#Criando a função de copia do mapa
def copia_mapa(mapa)
    novo_mapa = mapa.join("\n").tr("F", " ").split "\n"     #Transformei meu Array em uma grande String, troquei os F's por Espaços e tranformei minha grande String em um Array de novo
end

#Criando a função de movimentar os fantasmas
def move_fantasmas(mapa)
    caractere_do_fantasma = "F"
    novo_mapa = copia_mapa mapa 
    mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|    #Varrendo nosso array de strings por linhas
        linha_atual.chars.each_with_index do |caractere_atual, coluna|        #Varrendo nosso array por cada caractere de uma linha
            eh_fantasma = caractere_atual == caractere_do_fantasma
            if eh_fantasma
                move_fantasma mapa, novo_mapa, linha, coluna #Invocando a função move fantasma SE a variável fantasma for true
            end
        end
    end
    novo_mapa
end

#Criando a função joga
def joga(nome)
    mapa = le_mapa 2    #Carregando o mapa durante o jogo

    while true
        desenha mapa
        direcao = pede_movimento    #Invocando a função pede movimento
        heroi = encontra_jogador mapa     #Invocando a função encontra jogador
        nova_posicao = calcula_nova_posicao heroi, direcao    #Invocando a função calcula nova posicao
        if !posicao_valida? mapa, nova_posicao
            next
        end

        mapa[heroi[0]][heroi[1]] = " "    #Reposicionando o heroi
        mapa[nova_posicao[0]][nova_posicao[1]] = "H"

        mapa = move_fantasmas mapa     # Invocando a função de movimentar fantasmas
        if jogador_perdeu? mapa    #Procurando o meu jogador
            game_over
            break
        end
    end
end

#Criando a função inicia
def inicia_fogefoge
    nome = da_boas_vindas
    joga nome
end

#Criando uma função de encontrar o jogador através de uma varredura
#de nosso mapa:
def encontra_jogador(mapa)
    caractere_do_heroi = "H"
    mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|    #each_with_index -> nos da a posição de cada elemento
        coluna_do_heroi = linha_atual.index caractere_do_heroi    #Index nos devolve a posição onde o caractere está, ou nada caso não encontre o mesmo
        if coluna_do_heroi != nil
            return [linha, coluna_do_heroi]    #Retornando sua posição tanto com a linha quanto com a coluna
        end
    end
    nil
end

#Criando a função para analisar se o jogador perdeu
def jogador_perdeu?(mapa)
    perdeu = !encontra_jogador(mapa)
end
4 respostas

Oi Leonardo,

Qual erro que está acontecendo?

Abraço!

Oi Joviane,

Segue o erro:

http://imgur.com/a/ohKPb

solução!

Oi Leonardo,

O erro está dizendo que você não tem o método nova_posicao?que está sendo chamado dentro do método posicoes_validas_a_partir_de.

Na verdade o método que você deveria chamar é o posicao_valida? nesta linha de:

if nova_posicao?(mapa, nova_posicao) && posicao_valida?(novo_mapa, nova_posicao)

para:

if posicao_valida?(mapa, nova_posicao) && posicao_valida?(novo_mapa, nova_posicao)

Abraço!

Opa, Compilou tranquilo. Obrigado.

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