Jogo está inicializando. Pergunta meu nome. Mostra o mapa, porém na hora de movimentar meu herói/fantasmas está dando erro. Fiz um teste de meia +/- aqui porém não to conseguindo resolve-lo. Segue meu fogefoge.rb
#Criando a função de ler o mapa
def le_mapa(numero)
arquivo = "mapa#{numero}.txt"
texto = File.read arquivo
mapa = texto.split "\n"
end
#Extraindo o código do case e criando uma função para tal
def calcula_nova_posicao(heroi, direcao)
heroi = heroi.dup
movimentos = {
"W" => [-1, 0],
"S" => [+1, 0],
"A" => [0, -1],
"D" => [0, +1]
}
movimento = movimentos[direcao]
heroi[0] += movimento[0]
heroi[1] += movimento[1]
heroi
end
#Extraindo uma função que checa se a posição é válida
def posicao_valida? (mapa, posicao) #? -> devolve true ou false
linhas = mapa.size
colunas = mapa[0].size
estourou_linhas = posicao[0] < 0 || posicao[0] > linhas
estourou_colunas = posicao[1] < 0 || posicao[1] >= colunas
if estourou_linhas || estourou_colunas
return false
end
valor_atual = mapa[posicao[0]][posicao[1]]
if valor_atual == "X" || valor_atual == "F"
return false
end
true
end
def soma_vetor(vetor1, vetor2)
[vetor1[0] + vetor2[0], vetor1[1] + vetor2[1]]
end
def posicoes_validas_a_partir_de(mapa, novo_mapa, posicao)
posicoes = [] #Inicialização do Array
movimentos = [[+1, 0],[0, +1], [-1, 0], [0, -1]] #Todos os movimentos possíveis
movimentos.each do |movimento| #Para cada um dos movimentos
nova_posicao = soma_vetor movimento, posicao #Calcular a nova posição
if nova_posicao?(mapa, nova_posicao) && posicao_valida?(novo_mapa, nova_posicao)
posicoes << nova_posicao
end
end
posicoes #Por fim retornamos nosso Array
end
#Criando a função de movimentar o fantasma
def move_fantasma(mapa, novo_mapa, linha, coluna)
posicoes = posicoes_validas_a_partir_de mapa, novo_mapa, [linha, coluna] #Utilizando a posição válida
if posicoes.empty? #Só executará o resto do código caso isso não acontecer
return
end
aleatorio = rand posicoes.size
posicao = posicoes[aleatorio] #Validando a posição de nosso fantasma
mapa[linha][coluna] = " " #Tirando ele da posição atual
novo_mapa[posicao[0]][posicao[1]] = "F" #Colocando na nova posição
end
#Criando a função de copia do mapa
def copia_mapa(mapa)
novo_mapa = mapa.join("\n").tr("F", " ").split "\n" #Transformei meu Array em uma grande String, troquei os F's por Espaços e tranformei minha grande String em um Array de novo
end
#Criando a função de movimentar os fantasmas
def move_fantasmas(mapa)
caractere_do_fantasma = "F"
novo_mapa = copia_mapa mapa
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha| #Varrendo nosso array de strings por linhas
linha_atual.chars.each_with_index do |caractere_atual, coluna| #Varrendo nosso array por cada caractere de uma linha
eh_fantasma = caractere_atual == caractere_do_fantasma
if eh_fantasma
move_fantasma mapa, novo_mapa, linha, coluna #Invocando a função move fantasma SE a variável fantasma for true
end
end
end
novo_mapa
end
#Criando a função joga
def joga(nome)
mapa = le_mapa 2 #Carregando o mapa durante o jogo
while true
desenha mapa
direcao = pede_movimento #Invocando a função pede movimento
heroi = encontra_jogador mapa #Invocando a função encontra jogador
nova_posicao = calcula_nova_posicao heroi, direcao #Invocando a função calcula nova posicao
if !posicao_valida? mapa, nova_posicao
next
end
mapa[heroi[0]][heroi[1]] = " " #Reposicionando o heroi
mapa[nova_posicao[0]][nova_posicao[1]] = "H"
mapa = move_fantasmas mapa # Invocando a função de movimentar fantasmas
if jogador_perdeu? mapa #Procurando o meu jogador
game_over
break
end
end
end
#Criando a função inicia
def inicia_fogefoge
nome = da_boas_vindas
joga nome
end
#Criando uma função de encontrar o jogador através de uma varredura
#de nosso mapa:
def encontra_jogador(mapa)
caractere_do_heroi = "H"
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha| #each_with_index -> nos da a posição de cada elemento
coluna_do_heroi = linha_atual.index caractere_do_heroi #Index nos devolve a posição onde o caractere está, ou nada caso não encontre o mesmo
if coluna_do_heroi != nil
return [linha, coluna_do_heroi] #Retornando sua posição tanto com a linha quanto com a coluna
end
end
nil
end
#Criando a função para analisar se o jogador perdeu
def jogador_perdeu?(mapa)
perdeu = !encontra_jogador(mapa)
end