1
resposta

Canvas da Jornada do Cliente – Pet Love (baseado na minha experiência real)

Canvas da Jornada do Cliente – Pet Love (baseado na minha experiência real)

1. Descoberta – Como o cliente descobre a necessidade?

Minha experiência:
Eu tenho 2 gatos em casa e já comprava produtos para eles no mercado e em concorrentes. Um dia, vi um post no Instagram da Pet Love mostrando cupons de desconto e brindes progressivos (quanto mais compra, mais ganha). Comecei a seguir a marca.

O que a Pet Love fez bem:

Presença ativa nas redes com ofertas reais e atrativas

Programa de recompensas que incentiva a primeira compra

Conteúdo focado em economia para o tutor

1. Reconhecimento – Como ele percebe que precisa de uma solução específica?

Minha experiência:
Comecei comprando sachês e areia. Depois conheci a areia Meau (produto próprio da Pet Love) meus gatos adoraram. Ali eu percebi que marca própria podia ser tão boa quanto as líderes, mas com preço melhor.

Produto próprio de qualidade que resolve um problema real (odor, formação de torrões)

Comunicação clara dos benefícios do produto

Fácil recompra pelo site/app

1. Consideração – Como ele compara opções?

Minha experiência:
Quando adotei a Yuna, uma gatinha de rua que veio cheia de vermes e pulgas, e meu gato mais velho (Klaus) começou a ter problemas na coluna por idade e peso, eu precisei de plano de saúde veterinário. Pesquisei opções, mas a Pet Love me pegou por um motivo:

Vi depoimentos reais de outros tutores

Assisti vídeos explicativos no site

Consultei a rede credenciada perto de casa

Provas sociais (depoimentos, vídeos)

Transparência sobre a rede de atendimento

Informação disponível antes da assinatura

1. Decisão – O que faz ele escolher você?

Minha experiência:
Entrei em contato pelo WhatsApp. O atendimento foi super rápido e eficiente, mandaram áudios explicando tudo com calma. Ainda ganhei um desconto especial. Fechei na hora.

Atendimento humanizado e rápido (WhatsApp)

Explicação clara, com áudios (empatia)

Oferta de desconto para fechar

Sensação de acolhimento no momento de desespero

1. Encantamento e Retenção – O que vem depois da compra?

Minha experiência (a parte mais emocionante):
Depois que assinei, fui atualizando as idades e necessidades dos gatos no app/site. A Pet Love começou a me enviar e-mails personalizados.

O que me marcou para sempre:
No aniversário de 7 anos do Klaus (data chute, porque ele foi resgatado), recebi um e-mail de parabéns para ele com um ebook sobre cuidados para gatos que estão virando seniores.

Foi ali que aprendi sobre identificar sinais sobre a idade (como ele demorar/evitar subir em lugares altos) e outros cuidados, chamei uma veterinária em casa que descobriu as dores dele na coluna e começamos o tratamento com a gabapentina, mudei a rotina dele, coloquei pontos pra facilitar o alcance a lugares difíceis de subir e mais altos, e hoje ele vive melhor. Se não fosse esse e-mail, ele estaria sofrendo sem eu saber.

Coleta de dados (idade, nome do pet, aniversário)

Personalização extrema (e-mail com nome do gato + conteúdo relevante para a fase de vida)

Conteúdo que salva vidas – não é marketing vazio, é informação que gera bem-estar real

Uso do e-mail como ferramenta de cuidado, não só de venda

1. Fidelização e Advocacia – O que faz o cliente ficar e recomendar?

Minha experiência hoje:

Continuo comprando produtos recorrentes (areia, sachês) com facilidade

Recebo conteúdos regulares mostrando produtos favoritos e dicas

Me sinto parte da marca – confio, recomendo e defendo

O que a Pet Love faz bem (e pode fazer mais):

Compras recorrentes facilitadas (assinatura, lembretes)

Newsletters com produtos que eu já comprei (cross-sell inteligente)

Poderia ter programa de indicação (indique um amigo e ganhe desconto)

Já me tornei defensora espontânea – conto essa história para todo mundo

*Utilizei uma marca diferente, por já ter visto a opinião do instrutor com o exercício, e apliquei dessa forma com a minha experiência pessoal.

1 resposta

Oi, Ana. Tudo certo?

Você trouxe algo bem diferente do que a atividade pedia, e isso funciona muito bem. Ao invés de mapear a jornada da Wellhub, você aplicou o canvas com a sua própria experiência, e o resultado mostra como a jornada do cliente, quando bem executada, vai muito além do funil tradicional. O episódio do e-mail de aniversário do Klaus é um exemplo concreto de como personalização e conteúdo relevante podem gerar impacto real na vida de uma pessoa, algo que nenhuma campanha genérica consegue fazer.

O que você descreveu na etapa de encantamento e retenção ilustra com precisão o ponto central da aula: a venda não é o fim da jornada, mas o começo de uma relação. A Pet Love usou dados de forma inteligente para entregar valor no momento certo, e isso transformou você em uma defensora espontânea da marca.

Obrigado por compartilhar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!