1
resposta

Cache

Entendi o conceito de cache, mas é se alguém altera os registros no banco o cache fica com informações erradas, o que fazer nessa situação?

1 resposta

Olá, Fabiano! Tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora no retorno a sua mensagem.

Ótima pergunta sobre o uso de cache! Realmente, quando utilizamos cache para melhorar o desempenho de uma aplicação, é importante considerar a possibilidade de informações desatualizadas caso ocorram alterações nos registros do banco de dados.

Uma solução comum para lidar com esse problema é utilizar estratégias de invalidação de cache. Isso significa que, sempre que houver uma alteração nos registros do banco, você pode invalidar o cache relacionado a esses dados, garantindo que a próxima vez que essas informações forem solicitadas, elas serão buscadas diretamente do banco de dados e não do cache.

Existem diferentes formas de implementar a invalidação de cache, dependendo da tecnologia ou framework que você está utilizando. Por exemplo, em sistemas que utilizam NHibernate, você pode utilizar a opção de "cache de segundo nível" em conjunto com a estratégia de "invalidação por tempo" ou "invalidação por alteração". Dessa forma, o cache será atualizado automaticamente quando ocorrerem alterações nos registros do banco.

Todavia, vale ressaltar que como você postou sua pergunta há algum tempo é possível que a constante evolução da tecnologia impacte na resolução da sua dúvida.

Sendo assim, caso queira se aprofundar neste tema e com conteúdos atualizados, recomendo os materiais abaixo:

Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software