1
resposta

C# por onde começar

Sou o aluno iniciante, tenho conhecimento CSS e html e pouco de ASP Básico. Qual o curso devo iniciar para conhece C#?
Ou eu tenho um sistema legado em C# no IIS , queria saber por onde começar para conseguir compreender melhor a aplicação?

1 resposta

Oii, Rogério! Tudo bem?

Compreendo perfeitamente o seu momento. Migrar do conhecimento focado em Front-end (HTML/CSS) e ASP Básico para entender a fundo um sistema legado em C# rodando no IIS pode parecer um grande desafio inicial, mas com a base certa, você vai tirar de letra!

Pra que você consiga ler, compreender e dar manutenção nesse sistema, o caminho ideal não é pular etapas, mas sim fortalecer os fundamentos da linguagem e, principalmente, do paradigma que a sustenta.

Por isso, minha indicação é que você inicie pela formação Aprenda a programar em C# com Orientação a Objetos.

Por que essa formação é a ideal para o seu caso?

1. Aterrisagem suave (sintaxe e ambiente):
    Como você está vindo do HTML/CSS, o primeiro passo (C#: criando sua primeira aplicação) vai te ensinar a configurar o ambiente e entender a sintaxe básica (variáveis, condicionais, laços). Isso é essencial para você não "travar" ao olhar o código do sistema legado.
  2. O coração do sistema legado (Orientação a objetos):
    A maioria dos sistemas corporativos em C# é construída sobre conceitos de Classes, Herança, Interfaces e Polimorfismo. Sem entender isso, o código do sistema parecerá um labirinto.
    Nos cursos 2 e 3 dessa formação (Aplicando a Orientação a Objetos e Dominando Orientação a Objetos), você aprenderá exatamente como essas peças se encaixam. Isso vai te dar a capacidade de olhar para o sistema no IIS e entender: "Ah, essa classe herda daquela, por isso esse método funciona assim".
  3. Manipulação de dados:
    Sistemas legados lidam muito com dados e arquivos. No último passo da formação, você aprenderá sobre Exceções (como tratar erros para o sistema não parar), manipulação de arquivos e LINQ (uma forma poderosa do C# de filtrar e ordenar dados). Isso é crucial para entender a lógica de negócio que já existe na sua aplicação.

Conte com a gente nessa jornada. Bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!