Depois que eu adicionei o calculaChanceDeErrar no meu código as coisas pararam de funcionar. Primeiro a raquete do oponente sumiu visualmente, mas ainda parecia estar funcional, vi alguns post no fórun e concertei isso atribuindo um valor para a variável da chance de errar. Mas o que eu não consigo concertar é que agora 100% das vezes que eu inicio o jogo a bolinha fica presa na raquete do oponente e não solta mais, please ajudinha?
//Variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 18;
let raio = diametro / 2;
//Velocidade bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//Variáveis da Raquete 1
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
//Variáveis do oponente
let xRaqueteOponente= 585;
let yRaqueteOponente= 150;
let velocidadeYOponente;
let chanceDeErrar = 0
let colidiu = false
//bordas
let notaLogicaDeProgramacao = 0
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
//sons do jogo
let raquetada;
let trilha;
let ponto;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostrabolinha();
andabolinha();
verificacolisaoborda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinharaquete();
//VerificaColisaoRaquete
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente()
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente)
constrain(notaLogicaDeProgramacao, 0, 310);
incluiPlacar();
marcaPonto();
calculaChanceDeErrar();
bolinhaNaoFicaPresa();
}
function mostrabolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function andabolinha() {
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificacolisaoborda(){
if (xBolinha + raio > width ||
xBolinha - raio < 0) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height ||
yBolinha - raio < 0) {
velocidadeYBolinha *= -1
}
}
function mostraRaquete(x, y ){
rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function movimentaMinharaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yRaquete += 10;
}
yRaquete = constrain(yRaquete, 0, 310);
}
function verificaColisaoRaquete(x, y){
colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar
calculaChanceDeErrar()
yRaqueteOponente = constrain(yRaqueteOponente, 0, 310);
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}
function bolinhaNaoFicaPresa(){
if (xBolinha - raio < 0){
XBolinha = 23
}
}
function incluiPlacar(){
stroke(255)
textAlign (CENTER)
textSize(16)
fill(color(131,111,255))
rect(150, 15, 40, 20)
fill(255)
text(meusPontos, 170, 30)
fill(color(131,111,255))
rect(450, 15, 40, 20)
fill(255)
text(pontosOponente, 470, 30)
}
function marcaPonto(){
if (xBolinha > 590){
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if (xBolinha < 10){
pontosOponente += 1;
ponto.play();
}
}