Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
26
respostas

botão não funciona

Henrique vc pode escrever o if por favor do tiro é que está o mesmo erro e não sei como fazer esse if

26 respostas

Oi, Frederick, blz?

Como está seu código e que erros acontecem?

Uma coisa que você pode usar também é que todo final de módulo na última aula em texto você sempre encontra a minha versão do projeto até ali, então se quiser comparar você pode voltar no 4. e na última aula baixar como estava meu código.

o erro é que o botão não da pra clicar igual ao outro eu só preciso desse if que vc disse do tiro pode escrever o if pfv?? quando eu vo clicar o botão acontece a ação do tiro

Ah, acho que isso é só na terceira parte do curso.

Mas basicamente você poderia desativar o componente da arma quando o jogador morrer.

No Morrer você desativa ele:

GetComponent<ControlaArma>().enable = false

Assim esse script para de acontecer e não tem como dar tiro mais.

deu um erro que 'ControlaArma' does not contain definition 'enable' and accessible extension method 'enable' accepting a first of type 'ControlaArma' could be a found (are you missing a using derective or an assembly reference?)

esse foi o erro

eu que errei, é enabled

tudo bem é normal, todo mundo erra sendo iniciante ou professor :]

Deu certo agora?!

ta agora o segundo erro é que quando vai clicar no botão não faz a função de clicar

Como assim?

tem um botão de reiniciar né então a função dele é clicar mas essa função n funciona se eu não consigo clicar eu não consigo reiniciar o jogo e então preciso que o botão faça a função de clicar

Dá algum erro no console? Você vê o botão clicando?

Recomendo refazer os passos e recriar o canvas com calma

ou seja eu vo ter que recriar a tela de game over??

Dá algum erro no console? Você vê o botão clicando?

O método está no OnClick?

Se você colocar outro botão, ele clica?

Não tem uma formula mágica pra saber o que está errado, temos que olhar para as possibilidades. Pode ser desde uma configuração faltando, até o canvas não ter algum componente de configuração de click.

então não da pra ver clicando eu acho que pe coisa do on click mas não sei

Coloca um botão novo e configura o onclick dele pra ver se dá certo.

ok vo ver se da certo

ainda ta errado acabei de refazer o botão e ainda continua o mesmo

Faz um .zip da pasta toda seu projeto e sobe num Google Drive, Dropbox ou algum desses como publico e coloca o link aqui.

Você, por gentileza, permite que eu te mande o arquivo zipado para você? eu não consegui encontrar a solução

Você pode fazer um .zip da pasta e subir por exemplo no Google Drive depois clicando com o botão direito nas configurações de compartilhamento você pode permitir o acesso de outras pessoas e vai aparecer um link pra que você possa enviar.

Bom dia, você recebeu o arquivo zipado? já tem alguma resposta?

Oi, Frederick, tudo bem?

Você mudou a estrutura do canvas ao colocar o EventSystem dentro de um Componente desativado, ele deve ficar fora do canvas na raiz da cena. Se você arrastar ele pra fora o botão vai se tornar clicável, mas ainda não vai funcionar porque o OnClick não está preenchido, aí é só preencher.

qual EventSystem? e qual componente desativado?

solução!

Oi, Frederick, abre o seu canvas e navega pela hierarquia. Lá você vai encontrar no menu de game over o objeto chamado EventSystem. Ele é necessário estar solto na hierarquia, joga ele pra fora como o canvas ou a camera que estão soltos na sua cena.

deu certo, muito obrigado! :]