Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
26
respostas

botão não funciona

Henrique vc pode escrever o if por favor do tiro é que está o mesmo erro e não sei como fazer esse if

26 respostas

Oi, Frederick, blz?

Como está seu código e que erros acontecem?

Uma coisa que você pode usar também é que todo final de módulo na última aula em texto você sempre encontra a minha versão do projeto até ali, então se quiser comparar você pode voltar no 4. e na última aula baixar como estava meu código.

o erro é que o botão não da pra clicar igual ao outro eu só preciso desse if que vc disse do tiro pode escrever o if pfv?? quando eu vo clicar o botão acontece a ação do tiro

Ah, acho que isso é só na terceira parte do curso.

Mas basicamente você poderia desativar o componente da arma quando o jogador morrer.

No Morrer você desativa ele:

GetComponent<ControlaArma>().enable = false

Assim esse script para de acontecer e não tem como dar tiro mais.

deu um erro que 'ControlaArma' does not contain definition 'enable' and accessible extension method 'enable' accepting a first of type 'ControlaArma' could be a found (are you missing a using derective or an assembly reference?)

esse foi o erro

eu que errei, é enabled

tudo bem é normal, todo mundo erra sendo iniciante ou professor :]

Deu certo agora?!

ta agora o segundo erro é que quando vai clicar no botão não faz a função de clicar

Como assim?

tem um botão de reiniciar né então a função dele é clicar mas essa função n funciona se eu não consigo clicar eu não consigo reiniciar o jogo e então preciso que o botão faça a função de clicar

Dá algum erro no console? Você vê o botão clicando?

Recomendo refazer os passos e recriar o canvas com calma

ou seja eu vo ter que recriar a tela de game over??

Dá algum erro no console? Você vê o botão clicando?

O método está no OnClick?

Se você colocar outro botão, ele clica?

Não tem uma formula mágica pra saber o que está errado, temos que olhar para as possibilidades. Pode ser desde uma configuração faltando, até o canvas não ter algum componente de configuração de click.

então não da pra ver clicando eu acho que pe coisa do on click mas não sei

Coloca um botão novo e configura o onclick dele pra ver se dá certo.

ok vo ver se da certo

ainda ta errado acabei de refazer o botão e ainda continua o mesmo

Faz um .zip da pasta toda seu projeto e sobe num Google Drive, Dropbox ou algum desses como publico e coloca o link aqui.

Você, por gentileza, permite que eu te mande o arquivo zipado para você? eu não consegui encontrar a solução

Você pode fazer um .zip da pasta e subir por exemplo no Google Drive depois clicando com o botão direito nas configurações de compartilhamento você pode permitir o acesso de outras pessoas e vai aparecer um link pra que você possa enviar.

Bom dia, você recebeu o arquivo zipado? já tem alguma resposta?

Oi, Frederick, tudo bem?

Você mudou a estrutura do canvas ao colocar o EventSystem dentro de um Componente desativado, ele deve ficar fora do canvas na raiz da cena. Se você arrastar ele pra fora o botão vai se tornar clicável, mas ainda não vai funcionar porque o OnClick não está preenchido, aí é só preencher.

qual EventSystem? e qual componente desativado?

solução!

Oi, Frederick, abre o seu canvas e navega pela hierarquia. Lá você vai encontrar no menu de game over o objeto chamado EventSystem. Ele é necessário estar solto na hierarquia, joga ele pra fora como o canvas ou a camera que estão soltos na sua cena.

deu certo, muito obrigado! :]

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software