Oi Marcela. Tudo bem?
Desculpe a demora em retornar. Você menciona que o arquivo ainda não existe, já que é criado no método SalvarRanking. Vamos analisar essa situação mais detalhadamente.
Quando o método Awake() é chamado, ele é executado antes do método Start() e é usado para inicializar componentes e configurações importantes do seu script. No caso da classe Ranking, o método Awake() é utilizado para carregar o arquivo RankingJson, que contém informações sobre o ranking do jogo.
Se você estiver jogando pela primeira vez, de fato, o arquivo RankingJson ainda não existirá, pois ele só é criado no método SalvarRanking, que é chamado posteriormente. Então, o que acontece quando o Awake() tenta carregar um arquivo que ainda não existe?
Nesse caso, é comum utilizar uma verificação para garantir que o arquivo seja carregado corretamente, mesmo que ainda não exista. Uma maneira de fazer isso é usar o método File.Exists() da classe System.IO, que verifica se um arquivo existe em determinado caminho.
Vamos supor que o código dentro do método Awake() seja algo parecido com isso:
void Awake()
{
string filePath = "caminho/do/arquivo/RankingJson";
if (File.Exists(filePath))
{
// Carrega o arquivo RankingJson
}
else
{
// Cria um novo arquivo RankingJson com uma estrutura inicial
}
}
Nesse exemplo, a variável filePath armazena o caminho do arquivo RankingJson. Em seguida, é feita uma verificação usando o File.Exists(filePath). Se o arquivo existir, o código continua com o carregamento do arquivo normalmente. Caso contrário, ele entra no bloco else e cria um novo arquivo RankingJson com uma estrutura inicial.
Essa é uma abordagem comum para lidar com a situação em que o arquivo não existe na primeira vez que o jogo é executado. O código verifica a existência do arquivo e toma a ação apropriada, seja carregando um arquivo existente ou criando um novo arquivo.
Agora, voltando ao seu exemplo, no método SalvarRanking é onde você provavelmente está criando o arquivo RankingJson pela primeira vez. É importante garantir que, ao criar o arquivo, você siga uma estrutura adequada para armazenar as informações do ranking. Isso permitirá que você carregue corretamente o arquivo em outras execuções do jogo.
Para concluir, o método Awake() é chamado antes do método SalvarRanking, então, na primeira vez que você joga e o Awake() é executado, o código deve fazer uma verificação para lidar com a possível inexistência do arquivo RankingJson. Caso o arquivo não exista, você pode criar um novo arquivo com uma estrutura inicial adequada para armazenar as informações do ranking.
Espero que esta resposta tenha esclarecido sua dúvida.
Um abraço e bons estudos.