Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Aprendizagem eficaz

Prática distribuída ou Cramming? Qual dos dois funciona melhor para um processo de aprendizagem mais eficaz? Por quê? Pra mim, depende muito da ocasião. Eu costumo usar muito o Cramming antes de avaliações finais da faculdade ou uma apresentação muito importante no trabalho. Pego o material algumas horas antes, releio e faço novas anotações, assim consigo ter os conceitos mais frescos na memória na hora de aplicar a avaliação. Mas concordo que a melhor forma para de fato aprender e não perder ou esquecer os conceitos no médio e longo prazo seria a prática distribuída. Esse método funciona muito comigo quando preciso aprender a manusear uma nova ferramenta, ou desenvolver uma nova atividade. Procuro fazer revisões ao longo do tempo, pratico e tento aplicar no dia a dia pra realmente fixar aquilo que aprendi. Acho que o aprendiz, nesse caso, precisa saber qual o melhor momento ou em qual cenário seria mais adequado usar um determinado método de aprendizagem.

3 respostas

Oi Talita, tudo bem?

Excelente reflexão, me comporto como você. A memória de trabalho é mais funcional quando focamos no cramming e aplico nesses contextos que você mencionou, porém, como estudante do curso de Psicologia do último ano, tenho sentido na pele, que em vários momentos sou colocada à prova, no sentido de que se eu sei, consigo resgatar na memória, não dá tempo de revisar um conteúdo, como no caso de atender um paciente no estágio, por exemplo. Mas é isso ai. =)

Que bom saber que esse comportamento é algo comum entre outras pessoas, porque reforça a ideia de que estamos no caminho certo, nos adaptando de acordo com nossas reais necessidades. Muito obrigada por compartilhar sua experiência comigo. E vamos à luta! rs =)

solução!

Isso mesmo, Talita! #TamoJuntes!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software