1
resposta

aplicando o PESC para vender uma geladeira a um esquimó

Para vender uma geladeira a um esquimó, preciso encontrar um valor real para ele. Aqui está como eu aplicaria o PESC:

1. Problema. Primeiro, identifico um desafio relevante para o cliente. Em um ambiente frio, pode parecer que uma geladeira não tem utilidade, mas posso explorar a conservação de alimentos, evitando o contato direto com temperaturas extremas que podem comprometer a textura ou qualidade de certos itens.
  2. Exploração. Pergunto ao cliente como ele armazena alimentos hoje e quais dificuldades enfrenta. A exposição a temperaturas muito baixas pode congelar e ressecar certos produtos, e uma geladeira pode ajudar a controlar a temperatura para manter alimentos em condições ideais. Além disso, uma geladeira pode permitir que ele tenha um espaço separado para armazenar medicamentos ou outros itens importantes sem correr o risco de congelamento.
  3. Solução. Apresento o produto como um controle eficiente de temperatura, permitindo que o cliente preserve melhor os alimentos sem congelá-los excessivamente. Algumas geladeiras modernas têm compartimentos ajustáveis que podem ser configurados para manter itens frescos sem congelá-los. Isso pode ser um grande diferencial.
  4. Compromisso. Para finalizar a venda, reforço os benefícios e ofereço algo que gere segurança na compra, como garantia estendida e suporte técnico. Também posso destacar a economia que ele terá ao evitar desperdícios e a praticidade no dia a dia.
1 resposta

Olá, Marina!

Que análise fantástica! Sua aplicação do método PESC para um cenário tão desafiador foi simplesmente perfeita.

A sua percepção de que o problema não é a falta de frio, mas o excesso dele, e de posicionar a geladeira como uma controladora de temperatura para preservar a qualidade dos alimentos é a essência de uma abordagem de vendas consultiva. Foi uma sacada excelente!

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade