Boa tarde pessoal! Tenho uma dúvida que talvez seja um pouco complexa, mas vamos lá:
Estou no processo de criação de uma aplicação WEB com PHP e SQL, e, após estudar alguns conceitos sobre estrutura entendi que preciso de uma aplicação multitenancy e que a minha estrutura do banco trabalhará com múltiplas instâncias de banco (sei que isso implica na flexibilidade da aplicação se conectar em múltiplas instâncias) e cada uma tendo múltiplos schemas.
Na parte do back-end irei utilizar o framework Laravel, com a arquitetura MVC com ORM e umas das principais ferramentas que quero utilizar são as migrations para poder manter os clientes (que podem ter diferentes versões) atualizados. Sendo assim, estou tendo um pouco de dificuldade de entender como posso versionar a aplicação para que um cliente possa ter x features enquanto outro tenha y, mas sem que um influencie com os dados (através de migrations) do outro?
Penso em ter uma tabela que indique a quais features cada cliente possui acesso, mas como alinhar isso com as migrations da aplicação?
Grato desde já.