1
resposta

Analogamente: Observação e Análise - Cultura de Experimentação

Em teoria, há um incentivo a ideias e inovações, mas, na prática, por mais que seja possível levá-las aos coordenadores, à pedagoga e até mesmo à própria diretora, muitas ideias boas são esquecidas - por haver mais "mas" do que ações - ou paralisadas no meio do caminho por excesso de burocracia ou falta de participação ativa dos responsáveis. Esse tipo de situação acaba por desmotivar alunos engajados (que são poucos, inclusive) e gera um entendimento errado sobre os interesses dos estudantes, tendo em vista que os esforços estão centralizados em algo que não chama atenção ou que já está planejado e não requer mais a atenção que está tendo.

1 resposta

Oi Yasmin, tudo bem?

Entendo sua frustração com a situação que você descreveu. Infelizmente, é comum que ideias inovadoras acabem sendo esquecidas ou paralisadas devido a burocracias e falta de ação. Isso pode ser bastante desmotivador, especialmente quando há poucos alunos engajados.

Uma abordagem que pode ajudar é tentar criar um ambiente mais propício à experimentação e inovação. Isso pode envolver algumas ações práticas, como:

  • Um local (físico ou virtual) onde todos possam compartilhar suas ideias livremente, sem medo de julgamentos. Isso pode ser um mural de ideias ou uma plataforma online.

  • Em vez de esperar por aprovações formais, incentive a criação de protótipos rápidos das ideias. Isso pode ajudar a visualizar o potencial da ideia e gerar mais interesse.

Essas são apenas algumas sugestões que podem ajudar a fomentar uma cultura de experimentação e inovação. Espero que você consiga encontrar maneiras de superar esses desafios e criar um ambiente mais inovador e motivador para todos.

Abraços e bons estudos!

Ícone de sugestão Para saber mais:

Sugestão de conteúdo para você mergulhar ainda mais sobre o tema:

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!