<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var raio = 10;
var xAleatorio;
var yAleatorio;
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
function desenhaAlvo(x,y) {
desenhaCirculo(x, y, raio+20, 'red');
desenhaCirculo(x, y, raio+10, 'white');
desenhaCirculo(x, y, raio, 'red');
}
function sorteiaPosicao(maximo) {
return Math.floor(Math.random() * maximo);
}
var xx; var yy; var angX=0;var angY=0 ; var k = 100; //Variáveis do mov. senoidal
function atualizaTela() {
limpaTela();
angX = angX+0.11; //Incrementa âmgulo em radianos
angY = angY+0.14; //Incrementa âmgulo em radianos, se o incremento for igual, o mov é circular
if (angX>=2*Math.PI) {angX=0} //Se o ângulo ANGx for >= 360 graus, volta a 0 grau
if (angY>=2*Math.PI) {angY=0} //Se o ângulo ANGy for >= 360 graus, volta a 0 grau
xx = Math.sin(angX)*k; //Cria uma variável senoidal adicional para somar ao centro X do alvo
yy = Math.cos(angY)*k;//Cria uma variável cosenoidal adicional para somar ao centro Y do alvo
xAleatorio=xx+300;yAleatorio=yy+200;
desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio);
}
/*
function atualizaTela() {
limpaTela();
xAleatorio = sorteiaPosicao(600);
yAleatorio = sorteiaPosicao(400);
desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio);
}
*/
setInterval(atualizaTela, 50);
function dispara(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if((x > xAleatorio - raio)
&& (x < xAleatorio + raio)
&& (y > yAleatorio - raio)
&& (y < yAleatorio + raio)) {
alert('Acertou!');
}
}
tela.onclick = dispara;
</script>