Fui alterar o valor do diâmetro para 18 para que as bordas não aumentassem a bolinha e vi que o placar estava contando de 3 em 3, por que isso acontece?
//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
//antes o valor de diametro era 20
let diametro = 18;
let raio = diametro / 2
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 3;
let velocidadeYBolinha = 3;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
//varáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let colidiu = false;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete)
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha() {
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha() {
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda() {
if(xBolinha + raio > width ||
xBolinha - raio < 0) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio> height ||
yBolinha - raio < 0) {
velocidadeYBolinha *= -1
}
}
function mostraRaquete(x, y) {
rect (x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura )
}
function movimentaMinhaRaquete() {
if(keyIsDown(UP_ARROW)) {
yRaquete -= 10
}
if(keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yRaquete += 10
}
}
function verificaColisaoRaquete() {
if(xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function verificaColisaoRaquete(x, y) {
colidiu =
collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio)
if(colidiu) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function movimentaRaqueteOponente() {
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}
function incluiPlacar() {
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(255, 140, 0))
rect(100, 10, 40, 20)
fill(255);
text(meusPontos, 120, 26);
fill(color(255, 140, 0))
rect(460, 10, 40, 20);
fill(255);
text(pontosDoOponente, 480, 26)
}
function marcaPonto() {
if(xBolinha > 590) {
meusPontos+= 1;
}
if(xBolinha < 10) {
pontosDoOponente+= 1;
}
}