Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Alteração no diâmetro interferindo na pontuação

Fui alterar o valor do diâmetro para 18 para que as bordas não aumentassem a bolinha e vi que o placar estava contando de 3 em 3, por que isso acontece?

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
//antes o valor de diametro era 20
let diametro = 18;
let raio = diametro / 2

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 3;
let velocidadeYBolinha = 3;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;

//varáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

let colidiu = false;

//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();  
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete)
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();
  marcaPonto();
}

function mostraBolinha() {
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha() {
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda() {
  if(xBolinha + raio > width ||
     xBolinha - raio < 0) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if (yBolinha  + raio> height ||
      yBolinha - raio < 0) {
    velocidadeYBolinha *= -1
  }

}

function mostraRaquete(x, y) {
   rect (x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura )
}

function movimentaMinhaRaquete() {
  if(keyIsDown(UP_ARROW)) {
    yRaquete -= 10
  }

  if(keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
    yRaquete += 10
  }
}

function verificaColisaoRaquete() {
  if(xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }

}

function verificaColisaoRaquete(x, y) {
  colidiu = 
collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio) 

  if(colidiu) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }

}

function movimentaRaqueteOponente() {
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente

}

function incluiPlacar() {
  stroke(255);
  textAlign(CENTER);
  textSize(16);
  fill(color(255, 140, 0))
  rect(100, 10, 40, 20)
  fill(255);
  text(meusPontos, 120, 26);
  fill(color(255, 140, 0))
  rect(460, 10, 40, 20);
  fill(255);
  text(pontosDoOponente, 480, 26)
}

function marcaPonto() {
  if(xBolinha > 590) {
    meusPontos+= 1;
  }

  if(xBolinha < 10) {
    pontosDoOponente+= 1;
  }
}








1 resposta
solução!

Opa, Tudo bem? O que acontece, quando a bolinha está na "área" que voce estipulou para fazer o ponto, ela vai contabilizar, mas o que acontece, como voce diminuiu o tamanho da sua bolinha, ela vai contabilizar como no tempo dela q ela ainda ta fazendo o tempo. Quando menor a bolinha, mas ela vai contabilizar naquela área. O tamanho da sua bolinha, ela vai afetar na quantidade de ponto pelo toque na borda. Vai brincando, usando a velocidade, tamanho e área de ponto. Quando eu tive esse problema na pontuação, eu fui aumentando e diminuindo até chegar numa area de ponto correta.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software