Bom dia, já estou bem avançado nessa parte do curso, porem não tinha feito um cenario maior e quando eu fiz isso em alguns lugares o boneco não rotaciona, mesmo com a layer chao estar aplicada, por que isso acontece?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia, já estou bem avançado nessa parte do curso, porem não tinha feito um cenario maior e quando eu fiz isso em alguns lugares o boneco não rotaciona, mesmo com a layer chao estar aplicada, por que isso acontece?
E aí! Então, quando você tem um cenário maior e o boneco não está rotacionando em alguns lugares, mesmo com a layer "chao" aplicada, pode haver algumas razões para isso. Vamos dar uma olhada em algumas possíveis causas:
Collider Ausente ou Incorreto: Verifique se os objetos no seu cenário possuem colliders. Se não houver colliders, o Unity pode não detectar a colisão corretamente, o que afeta a capacidade do boneco de rotacionar. Além disso, certifique-se de que os colliders estão configurados corretamente para cobrir a área onde o personagem deveria andar.
Configurações do Rigidbody:
Se o seu personagem tiver um componente Rigidbody, verifique suas configurações. Às vezes, configurações como constraints podem impedir a rotação em determinados eixos. Se você não quer restrições de rotação, certifique-se de que todos os eixos estão habilitados.
Problemas com a LayerMask: Confira as configurações de LayerMask. Às vezes, se a máscara de camada não estiver configurada corretamente, a detecção de colisão pode não funcionar como esperado.
Superfícies Irregulares: Se o terreno ou a superfície do chão for irregular, isso pode afetar a detecção de colisão. Certifique-se de que a malha do terreno ou a superfície do chão seja contínua e não tenha buracos.
Problemas de Física: Se você estiver usando física para controlar o movimento do personagem, verifique se não há interações estranhas ou forças agindo sobre ele.
Unity Navigation System: Se você estiver usando o sistema de navegação da Unity, certifique-se de que a área em que o personagem está tentando se locomover está marcada como navegável.
Dê uma olhada nessas possibilidades e veja se alguma resolve o problema. Às vezes, são os detalhes que podem escapar, especialmente em cenários maiores. Boa sorte!
Era o Mesh Collider que faltava, obrigado.