Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
10
respostas

A IMAGEM LOGO NAO ABRE

A IMAGEM LOGO NAO ABRE fica so um quadradinho

10 respostas

Olá Leandro, tudo bem?

Isso ocorre porque a imagem não foi localizada.

Você poderia verificar se os passos a seguir foram feitos?

  1. Se esse arquivo encontra-se na mesma pasta que o aquivo index.html
  2. Se no código, a imagem está sendo chamada dessa forma: <img src="logo.png">
  3. Se o arquivo HTML foi salvo antes de atualizar a página;

Geralmente esse problema ocorre pois a imagem não encontra-se na mesma pasta raiz que o arquivo index.html, então esse é um dos passos mais importantes.

Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade de fazer essas verificações, peço que envie seu código HTML completo e uma imagem de como estão os seus arquivos no editor, assim conseguirei te ajudar melhor.

Fico no aguardo, abraços.

o arquivo esta na mesma pastas e nao vai

<!DOCTYPE html>
<html>
    <head>
        <meta charset="UTF-8">
        <title>Produtos - Barbearia Alura</title>
        <link rel="stylesheet" href="produtos.css">
    </head>
    <body>
        <header>
            <h1><img src="logo.png"></h1>

            <nav>
                <ul>
                    <li><a href="index.html">Home</a></li>
                    <li><a href="produtos.html">produtos</a></li>
                    <li><a href="contos.html">Contato</a></li>
                </ul>
            </nav>
        </header>

    </body>
</html>

Opa Leandro, obrigada pelo retorno!

De acordo com o código que você mandou, a escrita está correta! Poderia me enviar então a imagem de como estão organizados os seus arquivos no editor? Assim consigo visualizar se a localização da imagem está no local em que foi passado no código.

O print pode ser algo parecido com isso, veja:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Fico no aguardo, abraços!

nao sei fazer isso

Bom dia! Manda um print de como ficou a página. Tecla: printscreen do teclado. Cola num paint (se for windows) e salva como figura. Daí é só usar a tecla inserir imagem aqui do chat

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Leandro, vamos lá!

A imagem não está sendo localizada, então temos algumas questões a serem verificadas.

  • Parte 1

Vi que você tem um arquivo nomeado como "logo.jpg" e outro como "logo", porém ambos possuem a extensão PNG. Veja qual dos dois é a imagem correta do projeto, caso seja a "logo.jpg", a renomeie como simplesmente "logo" e exclua o outro arquivo.

  • Parte 2

Além disso, vi que existe uma pasta imagens que está compactada, caso a imagem que esteja dentro seja a do projeto, o código pode estar tentando localizar essa imagem e o que não é possível devido a compactação. Para resolver isso, clique com o botão direito na pasta e em seguida em "extrair" ou "extrair tudo".

  • Parte 3

Existe uma forma para localizarmos melhor a imagem, porém no Sublime Text não está disponível, então recomendo você baixar e utilizar o VS Code para trabalhar neste projeto.

Abra a pasta "Lógica" no VS Code e coloque no arquivo HTML o ./ na tag <img>, afim de localizar melhor a imagem. Dessa forma:

    <img src="./logo.png">

Após colocar o ./, aparecerá uma lista com os arquivos que podem ser selecionanos a fim de completar o código, procure o "logo.png" e selecione.

Será algo parecido com isso:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Essa é uma boa forma de conseguirmos localizar a imagem de forma correta, nos livrando de possíveis falhas de localização.

Aguardo para saber se solucionou.

nossa fiz tudo e nao encontra nao sei oque estou fazendo de errado , fica so um quadrado pequeno no lugar da imagem .

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
    <head>
        <meta charset="UTF-8">
        <title> jovens que vencem</title>
        <link rel="stylesheet" href="jqv.css">
    </head>
    <body>
        <header>
            <h1 class="titulo-principal">Jovens Que Vencem </h1> 
        </header>

        <img src="jqv.jpg">
            <nav>
                <ul>
                    <li><a href="Devocional.html">Devocional.</a></li>
                    <li><a href="agenda.html">Agenda.</a></li>
                    <li><a href="galeria.html">Galeria.</a></li>
                    <li><a href="contos.html">Contato.</a></li>
                </ul>
            </nav>

    </body>


    </html>
solução!

Olá, Leandro! Tudo bem contigo?

Eu vou seguir conforme as recomendações da Beatriz Moura sobre utilizar o VS Code como Editor de Texto, tudo bem? Na minha opinião, ele é muito melhor! Bóra lá!!!

Eu baixei os arquivos, tanto do projeto inicial da atividade 01 - Aula 01 da Parte 02 como também os arquivos de imagens encontrados na atividade 07 dessa mesma Aula 01 e os coloquei na minha pasta Documentos. Dentro dessa pasta, eu descompactei o projeto inicial, o arquivo imagens e coloquei a pasta descompactada das imagens dentro da pasta projeto inicial. Veja abaixo:

Pasta imagens dentro da pasta projeto inicial

Feito isso, abri meu VS Code

Programa VS Code aberto

Em Arquivo, clique em Abrir e escolha a pasta onde se encontra o projeto. No meu caso, o projeto inicial

Abertura do projeto inicial no VS Code

Agora meu já está no VS Code e perceba que a estrutura está perfeita, inclusive com a divisão da pasta imagens dentro do projeto inicial

Projeto inserido no VS Code

Vou criar o arquivo produtos.htmlclicando no primeiro ícone na frente do nome do projeto

Ícone para criar um novo arquivo

Depois de deixar o arquivo estruturado conforme a aula e chamar o arquivo logo.png

<!DOCTYPE html>
<html lang="en">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <title>Produtos - Barbearia Alura</title>
    <link rel="stylesheet" href="produtos.css">
</head>
<body>
    <header>
        <h1><img src="logo.png"></h1>
    </header>
</body>
</html>

tive a seguinte resposta no navegador

Arquivo não localizado

Para resolver isso, vamos "mostrar" o caminho para o VS Code encontrar o arquivo.

Após apagar o nome do arquivo, digite barra (/)

Digitando barra para encontrar o arquivo

Veja que ele já visualizou a pasta onde esta meus arquivo. Cliquei em imagens/ e agora o VS Code já consegue visualizar o meu arquivo logo.png

Encontrando o arquivo logo.png

Agora, abrindo meu navegador, a imagem já aparece!

Logo aparecendo no navegador

Se minhas imagens não estivessem em uma pasta, conseguiríamos acessar diretamente, mas neste caso, tive que mostrar que a imagem que busco está dentro de uma pasta!

Espero ter ajudado, Leandro!

No aguardo do seu retorno para sabermos se deu tudo certo!

Um abraço!