Olá, José! Espero que você esteja bem!
Olhei o seu código e vi apenas um erro muito pequeno mas que comprometeu a movimentação da sua bolinha.
Dentro da função draw() há a movimentação do xbolinha e do ybolinha. Na linha de código referente ao ybolinha, o seu código está assim:
ybolinha += velocidadexbolinha
Mas o que isso quer dizer?
Aqui você disse que ybolinha = ybolinha + velocidadexbolinha e isso ocasionou o conflito na movimentação, porque devemos somar a posição Y da bolinha (yBolinha) com a velocidade da bolinha no eixo Y (velocidadeYBolinha).
Vou enviar o código com a modificação e você testa para ver se funciona, tudo bem?
//variaveis da bolinha
let xbolinha = 300;
let ybolinha = 200;
let diametro = 19 ;
let raio = diametro / 2;
//velocidades da bolinha
let velocidadexbolinha = 6;
let velocidadeybolinha = 3;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
circle (xbolinha, ybolinha, diametro);
xbolinha += velocidadexbolinha;
ybolinha += velocidadeybolinha; // foi bem aqui que modifiquei :)
if (xbolinha + raio > width || xbolinha - raio < 0)
{
velocidadexbolinha *= -1;
}
if (ybolinha + raio > height || ybolinha - raio < 0)
{
velocidadeybolinha *= -1;
}
}
Espero que tenha ajudado!
Um abraço e bons estudos!