Olá, Angela.
Não sei se foi na hora da cópia, mas você esqueceu da tag canvas
.
Bem, vamos lá, vou tentar responder suas perguntas.
- Não coloquei os else na sequencia de if, mas funcionou assim mesmo. Está errado?
A estrutura do if
funciona sem um else
. Você só irá usar o else
quando for necessário, mas me parece que no código que você enviou, não era preciso.
- As setas para cima e baixo estão invertidas no resultado do meu programa, mas para cima y cresce e para baixo decresce. O que está errado?
Bem, as teclas pra cima e pra baixo parecem estar trocadas, mas na verdade é por que a origem do eixo y
no canvas está na parte superior esquerda e não na parte inferior esquerda como estamos acostumados. A imagem abaixo exemplifica isso:
Deste modo, para resolver seu problema, bastariamos modificar as linhas que mudam o valor de y
, invertendo as operações (onde tem +
, coloque -
e vice versa).
O código correto seria:
<canvas></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var x = 20;
var y = 20;
// códigos do teclado
var esquerda = 37;
var cima = 38;
var direita = 39;
var baixo = 40;
// taxa de incremento
var taxa = 10;
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
function atualizaTela() {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, y, 10);
}
setInterval(atualizaTela, 20);
function leDoTeclado(evento) {
if(evento.keyCode == esquerda){
x = x - taxa;
}
if(evento.keyCode == direita){
x = x + taxa;
}
if(evento.keyCode == cima){
y = y - taxa;
}
if(evento.keyCode == baixo){
y = y + taxa;
}
}
document.onkeydown = leDoTeclado;
</script>
Veja bem, eu apenas adicionei uma linha com
<canvas></canvas>
e modifiquei as linhas aumentam e diminuem o valor de y
.
Espero ter ajudado.
P.S. para melhor visualização, sugiro que faça as perguntas no corpo do tópico. Você pode dar uma olhada nesse artigo para entender um pouco mais sobre markdown.