Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

02 Webconfig no projeto ASP.NET

Boa tarde galera,

Seguinte desenvolvo projetos ASP.NET com VS 2019. Tem como criar dois WebConfig, sendo que para desenvolvimento e outro para publicação (servidor produção?) .

Atualmente eu faço manualmente a cópia e substituição que envio o projeto para o servidor, mais estava pensando se não tenho como deixar isso automatizado para quando for utilizar a rotina "PublicarAplicativo Web"?

Junior81

2 respostas
solução!

Olá Valdemar,

Sim, é possível ter dois arquivos Web.config, um para o ambiente de desenvolvimento e outro para o ambiente de produção. Isso pode facilitar a configuração do seu projeto, especialmente quando você precisa fazer alterações específicas para cada ambiente.

Para automatizar o processo de troca do arquivo Web.config, você pode utilizar transformações de configuração. As transformações de configuração permitem que você defina diferentes configurações para diferentes ambientes, como desenvolvimento, teste e produção.

Por exemplo, você pode ter um arquivo Web.config padrão para o ambiente de desenvolvimento e criar transformações específicas para o ambiente de produção. Quando você publicar o aplicativo web, o Visual Studio irá aplicar automaticamente as transformações necessárias, substituindo as configurações do arquivo Web.config padrão pelas configurações específicas do ambiente de produção.

Para criar uma transformação de configuração, você pode clicar com o botão direito do mouse no arquivo Web.config e selecionar "Adicionar Transformação". Isso criará um novo arquivo chamado Web.Release.config, que será usado para o ambiente de produção. Você pode editar esse arquivo para definir as configurações específicas do ambiente de produção.

Por exemplo, se você tiver uma chave de conexão com o banco de dados que é diferente para o ambiente de produção, você pode adicionar a seguinte linha no arquivo Web.Release.config:

<connectionStrings>
  <add name="MyConnectionString" connectionString="connection string para o ambiente de produção" />
</connectionStrings>

Quando você publicar o aplicativo web, o Visual Studio irá substituir a configuração do arquivo Web.config padrão pela configuração do arquivo Web.Release.config, incluindo a nova conexão com o banco de dados.

Espero que isso ajude! Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Seria isso mesmo que eu quero, porém, porém clicando com botão direito no Web.config, não tenho essas opções no meu Visual Studio 2022.