No processo de transição de carreira me deparei (e ainda me deparo) com muitas manchetes, posts, influenciadores falando sobre uma nova linguagem, um novo recurso/ferramenta, etc. que devemos aprender se não iremos ficar "para trás" na carreira em tecnologia. Sem a devida orientação comecei a me inscrever em cursos para aprender o que aparecia e no final das contas não me sentia segura para desenvolver nada, pois o meu aprendizado ficava comprometido no processo ao me deparar todo o tempo com uma nova necessidade de aprendizado.
Vi que esse medo de "ficar para trás" já é um fenômeno conhecido como "Fear Of Missing Out" (FoMO) que desencadeia ansiedade por achar que está ficando "para trás" em algum proceso/novidade/ projeto, etc. e ocorre em várias áreas. A partir de então, percebi que poderia estar vulnerável ao FoMO no meu processo de transição de carreira.
Tudo melhorou quando, de fato, comecei a **traçar um plano de estudos ** para a minha transição de carreira. Agora sou capaz de seguir um plano, rejeitar cursos que não fazem parte da minha meta de aprendizado e focar os meus estudos traçando metas de aprendizado.
O plano de estudos possui pequenas metas em direção a um objetivo de aprendizado e me torna capaz de avaliar quando posso definir um novo objetivo de estudos, definir quais cursos são realmente necessários para mim no momento, além de diminuir drasticamente a ansiedade e direcionar minha energia para o aprendizado em vez da preocupação e assim a absorção do conteúdo aumentou consideravelmente.