Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Zona de estress do FoMO na minha transição de carreira ...

No processo de transição de carreira me deparei (e ainda me deparo) com muitas manchetes, posts, influenciadores falando sobre uma nova linguagem, um novo recurso/ferramenta, etc. que devemos aprender se não iremos ficar "para trás" na carreira em tecnologia. Sem a devida orientação comecei a me inscrever em cursos para aprender o que aparecia e no final das contas não me sentia segura para desenvolver nada, pois o meu aprendizado ficava comprometido no processo ao me deparar todo o tempo com uma nova necessidade de aprendizado.

Vi que esse medo de "ficar para trás" já é um fenômeno conhecido como "Fear Of Missing Out" (FoMO) que desencadeia ansiedade por achar que está ficando "para trás" em algum proceso/novidade/ projeto, etc. e ocorre em várias áreas. A partir de então, percebi que poderia estar vulnerável ao FoMO no meu processo de transição de carreira.

Tudo melhorou quando, de fato, comecei a **traçar um plano de estudos ** para a minha transição de carreira. Agora sou capaz de seguir um plano, rejeitar cursos que não fazem parte da minha meta de aprendizado e focar os meus estudos traçando metas de aprendizado.

O plano de estudos possui pequenas metas em direção a um objetivo de aprendizado e me torna capaz de avaliar quando posso definir um novo objetivo de estudos, definir quais cursos são realmente necessários para mim no momento, além de diminuir drasticamente a ansiedade e direcionar minha energia para o aprendizado em vez da preocupação e assim a absorção do conteúdo aumentou consideravelmente.

3 respostas
solução!

Olá! Tudo bem?

Obrigada por compartilhar sua experiência. Parece que você já deu passos importantes para sair da zona de estresse e entrar na zona de aprendizagem, especialmente ao criar um plano de estudos estruturado. Isso é ótimo!

Para responder à atividade, você pode refletir sobre a situação que descreveu e listar três atitudes que podem ajudar a evitar os mesmos erros no futuro. Aqui estão algumas sugestões baseadas na sua experiência:

  1. Estabelecer Prioridades Claras: Continue a definir metas claras e específicas para o que deseja aprender. Isso ajudará a manter o foco e evitar a sobrecarga de informações. Por exemplo, se você está aprendendo uma nova linguagem de programação, foque em dominar os fundamentos antes de explorar ferramentas avançadas.

  2. Gerenciar o Tempo de Forma Eficiente: Crie uma rotina de estudos que inclua pausas e momentos de descanso. Isso ajudará a evitar a exaustão e permitirá que você absorva melhor o conteúdo. Por exemplo, você pode usar a técnica Pomodoro, que consiste em estudar por 25 minutos e fazer uma pausa de 5 minutos.

  3. Buscar Suporte e Orientação: Encontre mentores ou participe de comunidades de aprendizado onde você possa compartilhar suas dúvidas e receber orientações. Isso pode ser muito útil para manter a motivação e obter feedback construtivo. Participar de fóruns como este ou de grupos no Discord pode ser uma excelente maneira de encontrar esse suporte.

Bons estudos!

para eu sair da zona de estresse nesse processo de aprendizagem de fato precisarei sair da zona de conforto. No início desde ano de 2024 tive a experiência de trabalhar na área de auxiliar administrativo onde eu não tinha ao menos 90% do que eu estava fazendo, mas me desafiei a aprender o novo, contudo, a ansiedade e o estresse venho nas primeiras semanas e o que me ajudou foi buscar resolver essa situação e permanecer tentando. criei uma rotina, me esforcei a revisar e isso foi me evoluindo e é algo que ainda busco em todas as áres da vida. sair da zona de conforto, mas como faço isso quando minha mente se acostumou com determinada rotina?

Parabéns sua colocação me ajudou muito, pois sou parecido.