Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Zona de conforto e zona de estresse

Tive a oportunidade de estar em alguns projetos de programação de grupos acadêmicos, na maioria deles tive o privilégio de ter colegas que tinham amplo conhecimento e logicamente tiveram a oportunidade de liderar o projeto ou dar as orientações de como realizá-lo no da maneira mais eficiente, eficaz e rápida, claro que deixaram as partes mais simples para mim e posso dizer que dentro da minha zona de conforto e tudo foi feito. Mas tive a oportunidade de realizar um projeto onde meus colegas eram todos novos, foi a primeira imersão deles no mundo da tecnologia e o mais experiente era eu, o que tenho é apenas um ano onde meu conhecimento é básico e sem nenhuma experiência de ainda estar trabalhando, estava desmaiando. Então devido a estas circunstâncias, tive que sair do meu estado de conforto e tomar a decisão de liderar o grupo e colocar em prática o que aprendi com as minhas experiências anteriores, realizar reuniões, tomar decisões sobre a aplicação a realizar e acima de tudo pensar sobre os recursos que precisávamos para realizar o projeto. No início foi um desafio, porque os meus colegas queriam fazer uma aplicaçõ complexa (só tínhamos três semanas para a entrega) até finalmente entenderem que tínhamos que fazer algo simples. Já na segunda semana começamos a ver algumas melhorias, em termos de comunicação e andamento do projeto até chegar o momento da entrega. Esta experiência foi um grande desafio para mim, mas também foi uma experiência de crescimento, de aprendizagem e posso dizer de maturidade, porque uma das coisas que temos que estar atentos nesta área é estarmos abertos às mudanças que continuamente chegam, não sabemos quando chegará a nossa grande oportunidade de sair e brilhar com nossa própria luz, por isso devemos estar preparados.

1 resposta
solução!

Olá, Samil! Que experiência incrível você compartilhou conosco! É notável o quanto você cresceu e aprendeu com essa situação.

Você passou por um período de estresse ao assumir a liderança de um projeto com colegas menos experientes. Isso realmente pode ser estressante, especialmente quando há expectativas irrealistas sobre o que pode ser alcançado em um curto período de tempo.

A chave é refletir sobre o que funcionou e o que não funcionou, e usar essa reflexão para informar suas ações futuras.

Abraços e bons estudos!