3
respostas

"Vencer" o cançaso pode prejudicar o aprendizado?

O maior desafio na minha rotina de estudos é manter a disciplina e consistência, após 9 horas de trabalho, 1 de almoço, 8 horas de sono. Nos resta 6 horas para cozinhar, meditar, limpar e lavar, fazer um exercício, hobby, ver um filme/série, ler um livro e estudar, desta forma com tantas distrações optar por estudar é complicado/penoso no início. Afinal, terminamos o expediente, pensando no descanso dos justos, mas é preciso ter em mente o objetivo - o que te motiva, meta a ser atingida, cumprir o tempo já planejado. Minha pergunta é a seguinte: se o cérebro não querer gastar energia (prefere economizar), mas forçamos-o à gasta-la e aumentando o tempo na frente do computador / livros / cadernos para estudar. Esse estímulo não pode diminuir a nossa produtividade? Não podemos ter uma maior dificuldade em aprender por estarmos cansados? Será que temos uma maior dificuldade em reter o conhecimento e lembra-lo?

3 respostas

Olá Camila, bom dia!

Atualmente trabalho 44h semanais (Home Office), tenho outros compromissos com Pets, filho, esposa, objetivos pessoais, e respondendo a sua pergunta, no meu caso, sim. Acho que uma rotina extrema como a que muitos vivem hoje, atrapalha bastante a aprendizagem, tanto é que quando estou muito canso não consigo, sequer, concluir as rotinas básicas, imagina ter disposição para aprender algo novo.

Como tática, tento focar naquilo que estou fazendo no momento e não ficar pensando nas próximas tarefas, isso também cansa muito.

Olá, Falo por mim eu trabalho e estudo e minha maior motivação para estudar é não pegar todo dia bus lotado. Então mesmo cansado tento dá meu melhor nos estudos.

Olá, Camila Refletindo sobre seus questionamentos, acredito que temos que dar nosso melhor nas condições que temos. Se hoje estou menos disposta e me sentindo cansada, priorizo o meu descanso para ter condições de ser produtiva no dia seguinte. Auto conhecimento é muito importante nessas horas, porque cada um sabe o quanto suporta ou não. Acho que esse é o ponto...ter equilíbrio e fazer as coisas no seu tempo.