Não entendi direito como funciona essa parte das chaves, como o navegador lê, essas chaves. O navegador tem a chave pública e o servidor usa a privada?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Não entendi direito como funciona essa parte das chaves, como o navegador lê, essas chaves. O navegador tem a chave pública e o servidor usa a privada?
Na verdade, o que realmente acontece é um pouco mais complexo e tem que estudar criptografia para entender o que acontece e é um assunto um pouco extenso mas supomos a seguinte situação:
Eu vou mandar uma mensagem segura para você. Nós dois vamos ter um par de chaves (uma pública e uma privada). Quando a mensagem for mandada por mim, ela vai ser criptografada utilizando a chave pública que você também vai ter, e é aí que vem o pulo do gato. Você vai saber que a mensagem é minha e vai poder abrir ela porque você vai ter a chave privada que só você tem.
É muito conteúdo além disso. Poderia ter um curso só sobre isso.
Pra saber mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Criptografia_de_chave_p%C3%BAblica
Abraço.
Gisele, o seu site com um certificado HTTPs, possui atrelado a este certificado uma chave publica que criptografa seus dados. Seu código é criptografado com essa chave publica e quando chega no seu servidor ele tem uma outra chave que consegue ler o valor que veio da publica.
Obrigada, Leandro e Mario, eu vou estudar um pouco mais sobre o assunto. Mas acho que eu consegui entender, a chave pública faz a criptografia e a privada decodifica no servidor.