Não entendi direito como funciona essa parte das chaves, como o navegador lê, essas chaves. O navegador tem a chave pública e o servidor usa a privada?
Não entendi direito como funciona essa parte das chaves, como o navegador lê, essas chaves. O navegador tem a chave pública e o servidor usa a privada?
Na verdade, o que realmente acontece é um pouco mais complexo e tem que estudar criptografia para entender o que acontece e é um assunto um pouco extenso mas supomos a seguinte situação:
Eu vou mandar uma mensagem segura para você. Nós dois vamos ter um par de chaves (uma pública e uma privada). Quando a mensagem for mandada por mim, ela vai ser criptografada utilizando a chave pública que você também vai ter, e é aí que vem o pulo do gato. Você vai saber que a mensagem é minha e vai poder abrir ela porque você vai ter a chave privada que só você tem.
É muito conteúdo além disso. Poderia ter um curso só sobre isso.
Pra saber mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Criptografia_de_chave_p%C3%BAblica
Abraço.
Gisele, o seu site com um certificado HTTPs, possui atrelado a este certificado uma chave publica que criptografa seus dados. Seu código é criptografado com essa chave publica e quando chega no seu servidor ele tem uma outra chave que consegue ler o valor que veio da publica.
Obrigada, Leandro e Mario, eu vou estudar um pouco mais sobre o assunto. Mas acho que eu consegui entender, a chave pública faz a criptografia e a privada decodifica no servidor.