1
resposta

Uso de "Migrations"

Desculpa, pela intromissão e petulância, com todo respeito à Professora, mas, se existe uma coisa que incomoda é lidar com DML "embolado" dentro do código fonte da aplicação. Num primeiro momento, numa introdução de conceito, OK. Mas, acho que têm um jeito melhor, mais simples, e não sai do escopo de um curso básico. Existe um conceito bem interessante chamado migrations (não sei se é um design pattern, talvez). O migration nada mais é que uma lib pro framework que nos ajuda com uma infraestrutura para criarmos, executarmos, e desfazermos todas as DMLs necessárias para a App funcionar. No caso do nosso projeto NodeJS, o db-migrate seria um módulo bem interessante:

https://db-migrate.readthedocs.io/en/latest/

Basta instalar o db-migrate + o driver do db-migrate pro seu BD favorito (ex. db-migrate-mysql) e uma breve leitura da documentação (acima), já é o suficiente.

#ficaADica

1 resposta

Boa Marcus, concordo com você, talvez até isolar os SQLs de DML em arquivos fora do projeto já ajudasse muito, mesmo que fossem executadas na mão. Acho que o pessoal imaginou que seria mais simples fazer assim no começo pra uma boa parte dos alunos. Porém, como disse, concordo com você, achei muito importante a sua dica, obrigado por compartilhar com a gente.

Bons estudos!!!