No primeiro exemplo em que fez uma inserção no banco, foi necessário criar uma transação?
Tenho um mente que o uso é necessário sempre que uma operação precisar fazer outras inserções no banco.
Fiquei com essa dúvida.
Abs.
No primeiro exemplo em que fez uma inserção no banco, foi necessário criar uma transação?
Tenho um mente que o uso é necessário sempre que uma operação precisar fazer outras inserções no banco.
Fiquei com essa dúvida.
Abs.
Olá Neilson,
Entendi sua dúvida sobre o uso de transações ao fazer inserções no banco de dados. No contexto do Spring Boot, especialmente quando estamos lidando com operações que modificam o estado do banco de dados, como inserções, atualizações ou deleções, é altamente recomendável usar transações.
A anotação @Transactional
garante que todas as operações dentro do método anotado sejam executadas dentro de uma transação. Isso significa que, se ocorrer algum erro durante a execução dessas operações, todas as mudanças serão revertidas, garantindo a integridade do banco de dados.
No exemplo que você mencionou, ao fazer uma inserção no banco, a transação é necessária para garantir que a operação seja atômica. Ou seja, ou todas as mudanças são aplicadas, ou nenhuma delas é. Isso é especialmente importante em operações que podem envolver várias inserções ou atualizações, mas também é uma boa prática mesmo para operações simples de inserção.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Obrigado, Rodrigo.
É que não é comum pra mim ver o uso em uma inserção simples.
Abraços.