Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Uso da Transaction foi necessário?

No primeiro exemplo em que fez uma inserção no banco, foi necessário criar uma transação?

Tenho um mente que o uso é necessário sempre que uma operação precisar fazer outras inserções no banco.

Fiquei com essa dúvida.

Abs.

2 respostas
solução!

Olá Neilson,

Entendi sua dúvida sobre o uso de transações ao fazer inserções no banco de dados. No contexto do Spring Boot, especialmente quando estamos lidando com operações que modificam o estado do banco de dados, como inserções, atualizações ou deleções, é altamente recomendável usar transações.

A anotação @Transactional garante que todas as operações dentro do método anotado sejam executadas dentro de uma transação. Isso significa que, se ocorrer algum erro durante a execução dessas operações, todas as mudanças serão revertidas, garantindo a integridade do banco de dados.

No exemplo que você mencionou, ao fazer uma inserção no banco, a transação é necessária para garantir que a operação seja atômica. Ou seja, ou todas as mudanças são aplicadas, ou nenhuma delas é. Isso é especialmente importante em operações que podem envolver várias inserções ou atualizações, mas também é uma boa prática mesmo para operações simples de inserção.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Obrigado, Rodrigo.

É que não é comum pra mim ver o uso em uma inserção simples.

Abraços.