Solucionado (ver solução)
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(ver solução)
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Usando o evento shiftKey

Eu fiz dessa forma, com a declaração da variável no começo, tem algum problema, e nesse else que eu coloquei.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var raio = 10; //10
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        pincel.fillStyle = 'blue';

        if (evento.shiftKey == true) { /*poderia ser apenas (evento.shiftKey)*/

           raio = raio + 20;

        } else {
            raio = 10;
        }

        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + ',' + y);

    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;



</script>

Não entendi uma coisa também, esse evento.shiftKey não precisaria ser chamado novamente quando o usuário clicasse na tela do canvas, por exemplo tela.onclick= evento.shiftKey ?

5 respostas

Não tem problema, você só escreveu um pouco mais.

Pode detalhar mais sua segunda pergunta?

Por exemplo, quando fazemos tela.onclick = desenhaCirculo o navegador chama a função, porque não é certo fazer tela.onclick = evento.shiftKey ?

solução!

O event.shiftkey só é disponível dentro de uma função. Ajudou?

Estou no smartphone e é muito ruim de digitar. Por isso as respostas sucintas.

Entendi sim, obrigado professor !!!